A Rede Blockchain Brasil foi mencionada em um novo acordo entre o BNDES e Tribunal de Contas da União (TCU), indicando que o projeto será implementado em breve.
Desde 2020, na estratégia de Governo Digital, a blockchain foi considerada uma tecnologia de interesse nacional e reconhecida pelo Estado brasileiro em um decreto.
Desse modo, inovar com blockchain em órgãos públicos se tornou situação corriqueira e cada vez mais buscada. Um dos interesses nessa tecnologia é justamente sua característica de imutabilidade, segurança e descentralização.
Contudo, em redes privadas a descentralização é deixada de lado para que apenas poucos nodes controlem os sistemas e aplicações que fazem uso dessa inovação. Vale lembrar que blockchain no governo não envolve criptomoedas ou Bitcoin, sendo sistemas similares a bancos de dados, ainda que distribuídos e chamados DLTs.
Rede Blockchain Brasil é divulgada com TCU e BNDES assinando Acordo de Cooperação
Na última segunda-feira (18), no Diário Oficial da União, foi publicado alguns detalhes públicos do Acordo de Cooperação n.º D-121.2.0014.22. Assinado entre o TCU e BNDES, esse estipula a criação e manutenção da nova blockchain brasileira.
“A cooperação entre os Partícipes, com vistas à criação e manutenção da Rede Blockchain Brasil – RBB”.
Esse acordo não envolve o repasse de recursos entre as instituições que a criaram. Assinado no dia 12 de abril, o acordo terá validade de 60 meses, ou seja, 5 anos.
Pelo BNDES, assinaram o acordo o presidente Gustavo Henrique Moreira Montezano e o diretor executivo Ricardo Wiering de Barros. Já pelo TCU, a Ministra Ana Arraes oficializou a criação que autoriza o BNDES cuidar de toda a parte da tecnologia, relação institucional e de governo.
O que é a RBB?
O BNDES é uma das primeiras instituições no Brasil a trabalhar com a tecnologia blockchain. Com a criação do BNDES Token, por exemplo, o banco já mostrou seu interesse no assunto e mostrava formas de explorar as vantagens das criptomoedas e sua inovação.
Há alguns meses então, a Rede Blockchain Brasil começou a ser criada e um repositório no GitHub deixa claro alguns detalhes sobre o ambicioso projeto, agora oficializado.
“A Rede Blockchain Brasil (RBB) é uma rede de instituições, de abrangência nacional, composta de estrutura de governança e infraestrutura tecnológica, que tem o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia de blockchain para a implementação de aplicações de interesse público. A criação da rede permitirá a otimização de recursos, redução de custos e remoção de barreiras de entrada para uso da tecnologia e a inovação no setor público.”
Com esse acordo, o governo brasileiro oficializa a busca por soluções que utilizem da blockchain para melhorar a sua prestação de serviços ao público, podendo inclusive trabalhar na criação de sistemas eficientes e diminuam os custos e burocracias da máquina pública nacional.