O Governo do Reino Unido confirmou uma gigante apreensão de bitcoins, com 60 mil BTCs sob a custódia das autoridades locais. De acordo com comunicado divulgado na quinta-feira (22), é a maior apreensão da história do país em moeda digital.
A confirmação veio com uma decisão da Crown Prosecution Service (CPS), autoridade de acusação da Inglaterra e País de Gales, que obteve a vitória no último dia. Isso porque o Tribunal de Southwark Crown emitiu uma ordem de confisco contra o lavador de dinheiro Seng Hok Ling, de 47 anos.
Ele terá agora de pagar aos cofres do Reino Unido a soma de R$ 40 milhões (mais de 5 milhões de Libras), sob pena de ter sua sentença ampliada em oito anos.
Ling já cumpre uma pena de 4 anos e 11 meses por se declarar culpado de posse de propriedade de criminosa com criptomoedas. Ele confessou participar da lavagem de dinheiro da chinesa Zhimin Qian (Rainha das Criptomoedas), uma golpista que movimentou mais de 600 milhões de Libras após fraude na China.
Este caso resultou na maior prisão da história de bitcoins pelo Reino Unido, que agora aguarda o pagamento de mais dinheiro no caso.
Binance colaborou com restituição de mais de 5 milhões de Libras em nome do preso
A decisão judicial traz um detalhe crucial sobre a liquidez dos ativos apreendidos. A maioria do valor devido por Ling, exatos £ 5.417.995,24, já está em posse da polícia.
Isso porque, as autoridades revelaram que as criptomoedas apreendidas com ele, incluindo o conteúdo de uma carteira na Binance, já foram convertidas em libras esterlinas. Portanto, a quantia já está em posse para restituição às autoridades.
O restante do montante refere-se a fundos localizados em contas bancárias nos Emirados Árabes Unidos. Para essa parcela, o tribunal concedeu um prazo de três meses.
Caso Ling falhe em cumprir a ordem integralmente, ele enfrentará uma “pena padrão” (default sentence) de mais oito anos de prisão, que serão somados à sua sentença original.
O CPS reforçou que, mesmo que a prisão adicional seja imposta, a dívida continua existindo e acumulando juros de 8% ao ano até ser totalmente quitada.
O Ministro de Estado da Segurança do Reino Unido, Dan Jarvis, disse em nota que “Esta ordem envia uma mensagem clara: não permitiremos que o crime compense. Aqueles que lavam dinheiro através de criptomoedas serão identificados, processados e poderão ser presos se não pagarem. Continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros da lei para recuperar fundos criminosos e levar os infratores à justiça.“
