Autoridades do Reino Unido informaram a prisão um comerciante de 37 anos. O suspeito, Habibur Rahman, está sendo acusado de operar um caixa eletrônico de criptomoedas sem registro pela Autoridade de Conduta Financeira (FCA).
No início de 2023, o regulador britânico já havia realizado uma operação para remover caixas eletrônicos de criptomoedas no país, mas nenhuma prisão foi realizada na época. Sendo assim, Rahman é o primeiro a ser preso por esse crime.
A FCA aproveitou o comunicado para alertar investidores, notando que eles podem perder todo dinheiro investido em criptomoedas devido ao risco desses ativos.
Polícia cumpre mandado e aprende caixas eletrônicos de Bitcoin
Hoje o Reino Unido é um dos países mais rígidos em relação às criptomoedas. Como exemplo, a FCA já quis banir até mesmo memes usados para promover esses ativos.
Em nota publicada nesta quarta-feira (28), a polícia de Kent informou o cumprimento de um mandado contra um comerciante que possuía caixas eletrônicos de criptomoedas em seu estabelecimento, chamado Gadcet.
A prisão de Habibur Rahman (37) teria sido feita no dia 28 de abril de 2023, há mais de um ano, mas revelada só agora. Esse é o primeiro caso envolvendo caixas eletrônicos de Bitcoin e outras criptomoedas.
“Atualmente, não há caixas eletrônicos de criptomoedas registrados na FCA — então, se você estiver usando uma dessas máquinas, pode estar entregando seu dinheiro a criminosos.”
“A FCA trabalha com parceiros de aplicação da lei, como a Polícia de Kent, para proteger os consumidores e manter a integridade de nossos mercados financeiros”, disseram as autoridades. “Continuamos lembrando às pessoas que as criptomoedas ainda são em grande parte não regulamentadas e de alto risco; se você comprar, deve estar preparado para perder todo o seu dinheiro.”
No local foram encontrados diversos caixas eletrônicos, incluindo um em operação e exibição ao público. Além disso, o suspeito está sendo acusado de lavar 300 mil libras esterlinas (R$ 2,2 milhões).
Rahman foi liberado sob fiança, mas deve comparecer ao Tribunal de Medway no dia 10 de outubro.
Corretoras de criptomoedas também estão na mira de reguladores britânicos
As criptomoedas se tornaram um fenômeno global, permitindo transações transfronteiriças baratas, instantâneas e sem pausa durante feriados. Em países afetados pela alta inflação, elas também são vistas como uma salvação.
No entanto, nada disso convenceu os reguladores britânicos. Em maio de 2023, por exemplo, eles até mesmo sugeriram regular as criptomoedas como jogos de azar.
Além de caixas eletrônicos, corretoras de criptomoedas também entraram na lista de alerta da FCA, notando que todas essas empresas precisam estar registradas com o órgão para operar no país.
Por fim, vale citar que o Reino Unido possui mais de 60 mil bitcoins, frutos de uma apreensão realizada este ano.