República Tcheca faz primeira compra de Bitcoin da história do país

Soma corresponde a somente 0,0006% das reservas do banco; uma jogada cautelosa, mas com uma direção clara

O Banco Central da República Tcheca (CNB) revelou nesta quinta-feira (13) a criação de uma carteira de testes com Bitcoin e outras criptomoedas. No total, US$ 1 milhão serão investidos nesses ativos.

O país é um dos mais interessados na adoção do Bitcoin. No início do ano, o diretor do BC tcheco mostrou a intenção de alocar 5% das reservas totais em Bitcoin, mas a proposta foi rejeitada.

Portanto, a alocação de US$ 1 milhão, equivalente a somente 0,0006% dos ativos do banco, mostra uma postura conservadora, mas sem deixar de explorar as novas tendências do mercado financeiro.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Banco Central da República Tcheca cria portfólio de teste com Bitcoin e outras criptomoedas

Após o Bitcoin ser adotado pelo varejo e então por empresas, muitos acreditam que a próxima fase de adoção virá de governos. Atualmente alguns poucos países detêm Bitcoin em seus portfólios, incluindo EUA e El Salvador.

O mais novo país que se junta a essa corrida é a República Tcheca, país europeu com pouco mais de 10 milhões de habitantes.

O anúncio foi feito nas redes sociais pelo próprio Banco Central tcheco.

“O Banco Central da República Tcheca adquiriu ativos digitais pela primeira vez em sua história.”

“Por meio deste investimento de 1 milhão de dólares, o CNB criou uma carteira de teste de ativos digitais baseados em blockchain”, informou o Banco. “Além do Bitcoin, a carteira incluirá um investimento de teste na forma de uma stablecoin atrelada ao dólar e um depósito tokenizado em blockchain.”

Banco Central da República Tcheca revela compra de Bitcoin. Fonte: X.
Banco Central da República Tcheca revela compra de Bitcoin. Fonte: X.

Seguindo o texto, o Banco aponta que a compra “foi feita fora das reservas internacionais existentes do CNB” e que o investimento “não será aumentado ativamente”.

O teste deve durar entre dois a três anos.

A soma corresponde a somente 0,0006% das reservas do banco. Uma jogada cautelosa, mas com uma direção clara.

Banco Central da República Tcheca também publicou um extenso estudo sobre criptomoedas

A decisão do BC tcheco não acontece por acidente, mas sim por planejamento. Como exemplo, o Banco publicou um longo relatório de 53 páginas analisando o mercado de criptomoedas.

O destaque fica para o Bitcoin, mencionado cerca de 500 vezes no documento, e citado como um “ouro digital”.

“Dadas as suas propriedades, o Bitcoin é frequentemente considerado uma nova forma digital de ouro.”

Dentre as características mencionadas pelo estudo do Banco Central tcheco estão: escassez, independência, resistência a confiscos e congelamentos, correlação limitada a outros ativos, dentre outros pontos.

“Queremos estar preparados para o futuro”, comentou Ales Michl, diretor do BC tcheco.

“A carteira de teste nos permitirá adquirir conhecimento e experiência prática que nos prepararão para as mudanças relacionadas à tokenização e à digitalização no sistema financeiro.”

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias