Hoje o Bitcoin está em alta. Nas últimas seis horas a moeda digital subiu mais de 20%, e um rumor afirma que um “comprador misterioso” é o responsável.
No comércio asiático, o valor da Bitcoin superou os US $ 5.000 pela primeira vez desde novembro do ano passado, sendo também o maior ganho de um dia desde o ano passado.
O mercado se acalmou, com o preço permanecendo estável em torno de US $ 4.700 em grandes corretoras. A última vez que o Bitcoin ultrapassou os US $ 4.500 foi em novembro de 2018, cerca de cinco meses atrás.
Oliver von Landsberg-Sadie, CEO de uma corretora de criptomoedas, disse à Reuters que o movimento foi resultado de um único comprador, que usou um algoritmo de computador para acionar a compra de US $ 100 milhões em Bitcoins em várias corretoras ao mesmo tempo.
“Houve uma única ordem de cerca de 20 mil bitcoins que foi gerenciada por algoritmos em três locais”, disse ele à Reuters, observando que os pedidos foram distribuídos entre as bolsas de criptomoedas Coinbase, Kraken e Bitstamp.
“Se você olhar para os volumes em cada uma dessas três corretoras – houveram ordens de compra, sincronizados, com volume de cerca de 7.000 BTC em uma hora”, acrescentou.
Outra fonte do setor disse à Reuters que houveram 6 milhões de negociações por uma hora durante o aumento dos preços, concentradas principalmente em corretoras asiáticas. Isso é de três a quatro vezes o volume normal de negociações.
“Você aciona outras ordens de venda, e isso cria um frenesi de compra”, completou.
O preço do Bitcoin atingiu quase US $ 20.000 em dezembro de 2017 e vem caindo gradualmente desde então.