A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (25) que os moradores da cidade poderão pagar o IPTU de 2023 usando criptomoedas. Desta forma, o Rio de Janeiro se torna a primeira cidade do Brasil a aceitar criptomoedas no pagamento de impostos.
Este anúncio ocorreu durante o evento Criptoatividade Carioca que contou com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes. Além disso, a nota destaca a apresentação do relatório chamado CriptoRio — que visa impulsionar o desenvolvimento do setor na cidade do Rio de Janeiro.
Contudo, por enquanto o governo planeja converter as criptomoedas recebidas em reais. Apesar disso, há planos para que o Rio aplique 1% dos recursos do tesouro em tais ativos.
Pagar IPTU com criptomoedas no Rio de Janeiro
Pouco tempo após anunciar a intenção de transformar o Rio de Janeiro na capital das criptomoedas, sua Prefeitura anunciou nesta sexta-feira (25) que a cidade aceitará criptomoedas paga o pagamento de IPTU de 2023. Desta forma, o Rio de Janeiro torna-se a primeira cidade a oferecer tal comodidade.
O evento, que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, também apresentou o relatório CriptoRio. Desta forma, fica claro que a cidade maravilhosa está focada na tecnologia, seguindo os passos de Miami, nos EUA.
“Nosso esforço aqui é deixar claro que na cidade do Rio temos iniciativas oficiais que reconhecem esse mercado.” afirmou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. “Agora quem investe em criptomoeda e mora na cidade do Rio vai poder gastar esse ativo aqui pagando imposto oficial na cidade do Rio. E vamos avançar nisso rápido”
Para isso ser possível, a Prefeitura do Rio anunciou que estará contratando “empresas especializadas em realizar a conversão dos ativos criptos em reais”. Em outras palavras, o contribuinte pagará seus impostos com Bitcoin, ou outra criptomoeda, e o governo receberá em moeda nacional, o real.
Contudo, o prefeito do Rio de Janeiro re-afirmou que a cidade tem a intenção de aplicar 1% dos recursos do tesouro em criptomoedas. Além disso, também é notável que Eduardo Paes esteja tentando trazer empresas internacionais do setor para o Rio.
Em breve, os cariocas poderão pagar impostos como IPTU em cripto. E já analisamos a possibilidade de aplicar 1% dos recursos do tesouro aí também. 2/2
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 25, 2022
Por fim, embora ninguém goste de pagar imposto, esta atitude do governo do Rio de Janeiro fortalece as criptomoedas ao permitir o seu uso corriqueiro, bem como impulsiona todo o setor a sua volta.