Os golpes no criptomercado são comuns, principalmente quando falamos do phishing. Esse tipo de esquema utiliza o nome, endereço e identidade visual de uma empresa para poder roubar dados de clientes que são enganados pelos golpistas a entrar em e-mails e sites duvidosos. Recentemente, no Twitter, foi emitido um alerta para golpes utilizando o nome da Ripple.
O novo golpe está se passando por um e-mail enviado diretamente pela Ripple. No conteúdo do e-mail, a “empresa” convida os seus clientes a participar de uma distribuição de tokens XRP como forma de oferecer suporte à “comunidade e holders do XRP.”
“Uma tentativa fraude continua mirando a comunidade XRP.”
Fraudulent #scam communications continue to target the #XRP community. Spot the signs to protect yourself. https://t.co/LiZ17mWfkm https://t.co/jUWodvwTsa
— Ripple (@Ripple) May 29, 2020
O que chamou a atenção de quem inicialmente alertou sobre o golpe, o usuário chamado PandaRippleXRP é o trabalho que os golpistas tiveram para tentar se passar por um e-mail e um site real.
Inicialmente, o e-mail tenta imitar com perfeição o endereço de e-mail e ate o corpo da mensagem, contando com um rodapé similar ao que é enviado nas mensagens oficiais da companhia.
O endereço do site para a postagem também parece legítimo, caso você não esteja acostumado com os links da Ripple. Primeiro temos o fato de que a Ripple não tem um domínio com a palavra “blog” para seus artigos e anúncios. A empresa utiliza o nome “insights”. O endereço no entanto é ripple.com/insights e não blog.rípple, como é mostrado nas imagens.
Também vale mencionar que o endereço tem a palavra Rìpple, e não Ripple. Essa é uma tática muito comum utilizada por golpes de phishing, já que o acento não impede a página de funcionar e dificilmente é notado por qualquer pessoa que não esteja procurando por esses sinais.
No entanto, apesar de ser algo pequeno, quando estamos lidando com criptomoedas (e qualquer outra coisa relacionada aos seus dados pessoais) todo cuidado é pouco, já que você pode perder dinheiro e até mesmo cair em golpes mais maliciosos no futuro.
Ripple é um dos principais alvos de golpes
Curiosamente, a Ripple e o XRP são um dos alvos favoritos dos golpistas que prometem distribuir moedas para seus usuários. Através do clássico golpe de “envie quantidade X de XRP para tal carteira que devolveremos o dobro” os usuários de XRP já perderam mais de 9 milhões de XRP em 2019 e 2020.
No ano passado, esses golpes ficaram ainda mais agressivos, com uma série de sites do YouTube sendo hackeados para exibir “lives” com promoções de XRP. O problema foi tão epidêmico, que a Ripple processou o YouTube.
É importante lembrar: A Ripple não oferece nenhuma promoção ou distribuiu seus ativos digitais de graça em nenhum evento.