XRP atualmente é a segunda maior criptomoeda do mercado com uma capitalização de US $ 14,2 bilhões. Como resultado, sua proveniência e desenvolvimento estão sendo observados de perto por aqueles que estão dentro e fora do ecossistema de moedas digitais.
Durante a atual crise nos preços do mercado de criptomoedas, a XRP tem sido a moeda com melhor desempenho entre as 10 primeiras, com um percentual de perda de 42% em 6 meses. Outras altcoins acumulam perdas de até 81%.
A narrativa da Ripple, a empresa que está intimamente associada ao XRP, evoluiu significativamente ao longo dos anos.
Em 2013, a Ripple afirmou que “a Ripple Labs criou 100 bilhões de XRP dentro da rede da Ripple, e esse valor nunca aumentará”.
Além disso, a versão de 2013 do site da Ripple relata que um grupo de programadores da Ripple Labs “inventou” a Ripple e lançou a versão beta do software em 2013, que foi feita com código aberto.
Em 2018, no entanto, a Ripple afirmou que “100 bilhões de XRP foram criados antes da empresa ser formada.” Ou seja, a Ripple afirma que eles não criaram o XRP.
Ambas as afirmações não podem ser verdadeiras. E a verdade das respectivas declarações tem grandes implicações para a empresa Ripple e o XRP em 2018.
Recentemente, a SEC tomou medidas contra criptomoedas por uma série de razões, com a principal preocupação de ser “títulos não registrados”. Stephen Palley disse que as recentes ações da SEC implicam que “tokens são valores mobiliários”.
Em uma série de tweets nos últimos dias, o CEO da The Block, Mike Dudas, analisou a relação entre o XRP e a Ripple.
Ele investigou a mudança na narrativa sobre a criação do XRP ao longo dos anos.
Dudas apresentou as afirmações firmes da gerência da Ripple em 2018 de que eles não criaram o XRP. Você pode ler o tópico completo clicando no tweet abaixo.
? @Ripple & $XRP
2013: “Ripple Labs created 100 billion XRP within the Ripple network, and that amount will never increase.” https://t.co/kGUjfNE6i2
2018: “Ripple the company didn’t create XRP; 100 billion XRP was created before the company was formed” https://t.co/VSwcXjmj8t pic.twitter.com/KbgpOQsLwy— Mike Dudas (@mdudas) November 23, 2018
XRP é valor imobiliário? Mudança de narrativa revelam Ripple tentando se proteger da SEC
O fato da Ripple ter mudado suas principais afirmações sobre o XRP levantam uma questão: a empresa está fazendo isso para se manter segura contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, Securities and Exchanges Commission)?
De acordo com Dudas, se a Ripple Labs criou e tem controlado a oferta de XRP, isso levanta a questão de saber se ela pode ser considerada como um commoditie de segurança não registrado pela SEC.
Isso torna o caso pior porque a Ripple Labs registrou o XRP em 2013 e a sede da empresa está nos Estados Unidos (San Francisco), que está sob a jurisdição da SEC.
As informações são do theblockcrypto.com