Ripple negocia com BCs desenvolvimento de moedas digitais nacionais

O gerente geral da Ripple também falou sobre os esforços em andamento para resolver o atrito com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Siga no
Criptomoeda Ripple Blockchain
Pexel: Ripple

A Ripple está negociando com bancos centrais do mundo todo o uso da tecnologia XRP Ledger como base para moedas digitais nacionais (CBDC). O anúncio foi feito pelo gerente geral da RippleNet, Ashish Birla.

“CBDCs serão um grande impulso para a adoção da tecnologia Ripple. Estamos em processo de discussão da estratégia com vários bancos centrais ao redor do mundo”, explicou o gerente da Ripple em um podcast.

Birla falou sobre como a pandemia contribuiu para a expansão no número de participantes da RippleNet. Segundo ele, a rede vai além dos pagamentos e não vai prejudicar os negócios da empresa.

Moedas digitais nacionais (CBDC)

Bancos centrais do mundo todo estão em processo de desenvolvimento de moedas digitais nacionais. A maioria dos países utiliza tecnologia própria, como é o caso da China e Brasil.

Porém, existem países que estão usando como base redes blockchains que já estão disponíveis no mercado. Um exemplo é a Ucrânia, que vai usar a rede da Stellar para desenvolver sua moeda nacional.

A rede Stellar é uma plataforma de código aberto que tem praticamente as mesmas características da Ripple. Isso acontece porque a moeda é um fork da XRP.

Então a Ripple tem sim o potencial de ajudar bancos centrais a criar moedas digitais nacionais, parece apenas que ela estava dormindo no ponto e deixou a sua maior concorrente sair na frente.

As moeda digitais nacionais possuem algumas semelhanças com as criptomoedas, como o fato de terem transações rápidas e com custos baixos, a diferença principal é que no caso das CBDCs, quem controla tudo é a autoridade central, no caso, o Banco Central.

Isso significa que o BC pode criar mais moedas a qualquer momento e vigiar as transações dos usuários. No caso das criptomoedas descentralizadas, como o Bitcoin, a oferta é limitada e os usuários podem adotar medidas para não ter transações vigiadas.

O papel da Ripple ao colaborar com um banco central para a criação de uma moeda nacional é fornecer a infra estrutura de pagamentos e a tecnologia, não se trata, portanto, do token XRP, mas sim da tecnologia da empresa que é conhecida como XRP Ledger.

O token XRP não deveria valorizar após uma confirmação de uma parceria com um banco central, afinal, o banco central não vai utilizar esse token. Contudo, o mercado tende a reagir positivamente quando qualquer empresa do mercado realiza parceria com outras empresas ou governos.

Processo contra SEC

O gerente geral da Ripple também falou sobre os esforços em andamento para resolver o atrito com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Ele citou que a Ripple apresentou uma resposta ao processo da SEC, na qual ofereceu ao regulador americano uma explicação da discrepância entre o Bitcoin e o Ethereum na definição de um título. O token XRP valorizou 45% após a Ripple se defender do processo da SEC.

Ele citou que o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, está trabalhando com a nova liderança do regulador para resolver as incertezas jurídicas.

“Garlinghouse expressou confiança de que mesmo o reconhecimento do XRP como um título não prejudicaria os negócios da empresa.”

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...
Globo Hashdesh coinbase

Globo e Coinbase investem em empresa brasileira de criptomoedas

A Rede Globo - sim, a maior emissora do Brasil e a segunda maior do mundo - por meio do seu braço de investimentos Globo...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias