Pierre Rochard, VP de pesquisas da mineradora Riot, está acusando a Ripple (XRP) de frear a criação da reserva estratégica de Bitcoin pelo governo americano.
Um dos pontos mencionados é que Chris Larsen, co-fundador da Ripple, doou US$ 5 milhões para o Greenpeace criar uma guerra contra a mineração de Bitcoin durante o governo de Joe Biden.
Já na semana passada, rumores apontaram que moedas como XRP e Solana poderiam fazer parte dessa reserva de criptomoedas do governo. Na data, a XRP subiu cerca de 27%, superando os ganhos do Bitcoin.
Terceira maior criptomoeda do mercado, a Ripple (XRP) é um dos projetos mais antigos e duradouros do setor. Embora tenha perdido seu brilho após ser processada pela SEC, caindo diversas posições, a XRP conseguiu se recuperar e hoje é negociada próximo ao seu topo histórico.
No entanto, o projeto sempre causou polêmica. Alguns chegam a afirmar que a XRP nem mesmo é uma criptomoeda propriamente dita.
Já nesta quinta-feira (23), um executivo da mineradora Riot acusou a Ripple de estar freando a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin pelo governo americano. Um dos pontos citados por Pierre Rochard é o interesse próprio da XRP em fazer parte dessa reserva.
“O maior obstáculo para a Reserva Estratégica de Bitcoin não é o Fed, o Tesouro, os bancos ou Elizabeth Warren. É a Ripple/XRP.”
“Eles estão fazendo lobby agressivamente contra a Reserva, gastando milhões de dólares com políticos, tentando desesperadamente prejudicá-la”, comentou Rochard. “Fizeram o mesmo para atacar a mineração de bitcoin durante o governo Biden. Eles obviamente querem proteger suas narrativas de marketing e promover CBDCs construídas em sua plataforma.”
Nos comentários, um dos seguidores de Rochard compartilha um vídeo de Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, afirmando que, se os EUA criarem uma reserva de Bitcoin, seria interessante incluir outras criptomoedas nesta cesta.
O próprio Garlinghouse aparece respondendo às críticas de Rochard, confirmando seu interesse de que a XRP faça parte do portfólio americano.
“A menos que você esteja optando por ignorar os princípios centrais da campanha do Presidente dos EUA (que apoia agressivamente empresas e tecnologias americanas), nossos esforços estão, na verdade, AUMENTANDO a probabilidade de uma reserva estratégica de criptomoedas (que inclui bitcoin) se tornar realidade”, respondeu o CEO da Ripple.
Embora Donald Trump tenha assinado uma ordem para a criação de uma reserva de Bitcoin nesta quinta-feira (23), o mercado acredita que levará meses até que a ideia saia do papel e a primeira compra seja feita. Até lá, executivos de outras criptomoedas devem pressionar o governo para entrar nessa carteira.
Comentários