O Santander suspendeu, nesta quinta-feira (8), o suporte a corretora de criptomoedas Binance. Em sua justificativa, a nova censura seria uma forma de proteção aos clientes.
A relação de bancos com corretoras não é amistosa em muitos países. No Brasil, por exemplo, corre no CADE um processo de exchanges contra instituições financeiras que encerram contas unilateralmente – as alegações são de concorrência desleal.
O Santader disse nesta quinta que está apenas obedecendo uma determinação da Autoridade de Conduta Financeira (FCA), que pode estar forçando bancos a encerrar o suporte a corretora.
Vale o destaque que, até o momento, o Santander é o segundo banco a proibir clientes de enviar dinheiro para a Binance, sendo o primeiro o Barclays. Além disso, nenhuma outra corretora de Bitcoin recebeu o mesmo tratamento no Reino Unido.
Santander suspende envio de dinheiro para Binance para “proteger clientes”
Alegando que a Binance facilita a criação de golpes com criptomoedas, o Santander suspendeu o envio de dinheiro de clientes para a corretora, afirmando que a medida foi imposta pela FCA.
“Olá, Nos últimos meses, vimos um grande aumento no número de clientes do Reino Unido que se tornaram vítimas de fraude de criptomoeda. Manter nossos clientes seguros é uma prioridade, por isso decidimos evitar pagamentos à Binance seguindo o aviso da FCA aos consumidores.”
Hello, In recent months we have seen a large increase in UK customers becoming the victims of cryptocurrency fraud. Keeping our customers safe is a top priority, so we have decided to prevent payments to Binance following the FCA’s warning to consumers. ^TC
— Santander UK Help (@santanderukhelp) July 8, 2021
Na última quarta-feira (7), o suporte do banco havia negado a interrupção na prestação de serviço para seus clientes. Contudo, o perfil do Santander não negou que uma mudança na política seria alterada no futuro, o que aconteceu de fato em menos de 24 horas.
A comunidade do Reino Unido logo percebeu a rápida mudança de tom da instituição, sendo que algumas pessoas até receberam e-mail avisando sobre a alteração nas políticas. Em sua declaração, o banco informou que a medida é para proteger seus clientes de fraudes e manter o dinheiro das pessoas a salvo.
Santander testou ferramenta para rastrear criptomoedas há menos de um mês
Vale lembrar que o Santander testou uma ferramenta para rastrear criptomoedas há menos de um mês, também pela divisão do Reino Unido. Ou seja, o banco já havia demonstrado interesse em compreender mais sobre fraudes neste setor.
Publicamente a Binance não comentou o assunto sobre sua proibição no Santander, mas o CEO da corretora, CZ, publicou nesta manhã que as criptomoedas não estão sumindo, possivelmente em resposta ao banco.
“A criptomoeda vai ficar. Abrace isso.”
Crypto is staying. Embrace it.
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) July 8, 2021
Na última quarta, a corretora havia publicado que está buscando melhorar suas políticas e compliance, com compromisso de atender as normas locais dos países em que atua.