Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, recebeu uma nova estátua em sua homenagem na cidade de Lugano, na Suíça. A arte foi apresentada pela Plan ₿, uma iniciativa entre a Tether e o governo local, nesta sexta-feira (25).
Essa é a segunda reverência a Satoshi Nakamoto. Em 2021, outra estátua do criador do Bitcoin foi revelada em Budapeste, capital da Hungria.
Embora as duas peças tenham suas diferenças artísticas, ambas tentam capturar o mistério por trás do desenvolvedor. Revolucionador, Satoshi desapareceu por completo no final de 2010, cerca de 2 anos após o lançamento do Bitcoin, e até hoje ninguém conhece sua verdadeira identidade.
Satoshi Nakamoto recebe estátua em Lugano, na Suíça
Em nota, a Tether afirma que a estátua “captura a essencia do mistério e da inovação de Satoshi Nakamoto”. Visto de lado, a escultura mostra uma pessoa entada com as pernas cruzadas e um notebook em seu colo.
De frente, a arte quase desaparece enquanto se mescla com a linda paisagem natural de Lugano.
“Projetada para brincar com a percepção, a estátua desaparece gradualmente da vista conforme o observador muda de perspectiva, simbolizando o afastamento de Satoshi do olhar público após estabelecer a base de um sistema financeiro revolucionário.”
Tratando-se de arte, cada pessoa pode ter sua própria interpretação. Por exemplo, a estátua pode ser vista como uma representação da solidez do projeto e, ao mesmo tempo, uma mostra da transparência de seu código.
“A estátua de Satoshi Nakamoto é um testemunho do impacto revolucionário do Bitcoin e da ideia de descentralização. A decisão de Satoshi de se afastar e deixar a comunidade liderar mostra a verdadeira essência da descentralização”, disse Paolo Ardoino, CEO da Tether.
“Essa obra de arte serve como um lembrete da influência duradoura da visão de Satoshi, inspirando-nos a continuar expandindo os limites da inovação e da liberdade financeira. É uma honra revelar esta homenagem a um visionário que transformou o mundo das finanças e capacitou milhões de pessoas ao redor do mundo.”
Valentina Picozzi é a artista responsável pela obra.
Identidade de Satoshi Nakamoto continua sendo um mistério
A identidade do criador do Bitcoin é sempre um assunto longo e polêmico. Ao longo dos últimos 15 anos, diversos jornalistas, curiosos e entusiastas buscaram pistas para desvendar esse mistério, mas ninguém conseguiu alcançar tal objetivo.
Recentemente, um documentário da HBO apontou que Satoshi Nakamoto seria Peter Todd. Sua mãe é uma criptógrafa e seu pai um economista, o que explicaria seu conhecimento nas áreas necessárias para criar uma moeda tão avançada.
O desenvolvedor nega as afirmações.
Em relação à estátua de Satoshi Nakamoto, Todd brincou com a situação ao postar uma foto de Lawrence Nahum, um desenvolvedor que aparece sentado na mesma posição da escultura. Todd marcou o diretor do documentário.
“Hoje, na conferência @LuganoPlanB, foi revelada a nova estátua de Satoshi. Acho que eles revelaram inadvertidamente quem é Satoshi.”
Today at the @LuganoPlanB conference, they unveiled the new statue of Satoshi.
I think they inadvertently revealed who Satoshi is.
CC: @CullenHoback pic.twitter.com/bXDqTq40L3
— Peter Todd (@peterktodd) October 25, 2024