A estátua que homenageia Satoshi Nakamoto na cidade de Lugano na Suíça desapareceu neste sábado (2), levando a um rumor de possível roubo do item.
Como a estátua de Nakamoto na Suíça foi apresentada ao público em outubro de 2024, indica que não demorou nem um ano para quem alguém a removesse do local.
Não se sabe ainda a motivação do roubo do material, se é de críticos do bitcoin ou de um fã totalmente apaixonado que queria a posse da homenagem. De qualquer forma, a comunidade local ainda procura.
“Satoshi desapareceu. De novo!“, brincou o criptógrafo Adam Back, citado por Nakamoto no whitepaper de criação do bitcoin.
O primeiro a dar falta do item em seu local de origem foi o perfil “Grittoshi” no X, que questionou o CEO da Tether, Paolo Ardoino, se ele sabia onde estava a estátua. Até o fechamento desta matéria, ninguém sabia indicar o que houve.
“Ei, Paolo Ardoino Para onde foi a estátua do Satoshi?!”
Hey @paoloardoino where has Satoshi's statue gone?! pic.twitter.com/fqxY3H7sT9
— Gritto (@Grittoshi) August 2, 2025
Satoshi Nakamoto e suas estátuas em homenagem pelo mundo
Em 2021, o primeiro caso de uma estátua em homenagem ao criador do bitcoin surgiu na capital da Hungria, em Budapeste. Na ocasião, artistas financiados por empresas locais começaram a preparação de um item em tamanho real, mas sem um rosto definido.

Já em 2024, a cidade bitcoiner de Lugano ganhou sua própria versão de estátua de Satoshi Nakamoto, com um jogo de visão. Isso porque, a forma que seus criadores elaboraram a estátua muda conforme a posição de quem está vendo o material, uma forma de mostrar como Nakamoto desapareceu da comunidade no passado.

Por fim, em 2025, o Japão também apresentou uma nova versão de estátua em homenagem a Satoshi Nakamoto.

No Brasil, ninguém ainda criou uma versão de estátua do criador do bitcoin, algo que poderá ocorrer na medida que a tema cresce entre a população.