SCAM: Quais são os golpes mais frequentes com criptomoedas?

Siga no
Golpe com criptomoedas
Golpe com criptomoedas

Se você foi vítima de algum golpe (scam) com criptomoedas, saiba que você não está sozinho. Milhões de pessoas em todo o mundo já caíram na mão de vigaristas também. Além disso, estima-se que um total de US $ 1,7 bilhão foram perdido com golpes envolvendo criptomoedas. Isto só em 2018 e apenas nos EUA.

Os golpes mais comuns com criptomoedas

Há uma variedade de táticas que são usadas por golpistas, e sabemos que esses métodos são aprimorados todos os dias. Embora existam muitas técnicas usadas, um dos métodos mais comuns é o esquema de pirâmide financeira. Além disso, o uso de software automatizado é comum.

No entanto, os golpistas não estão apenas fazendo ICOs falsas, eles até sabiam ser capazes de manipular o valor de mercado da própria moeda fornecendo informações falsas. Assim, você pode receber ofertas de rendimentos de “1, 2 ou 3% ao dia”. Porém nunca existirão provas de como esses rendimentos são obtidos.

Criptomoedas falsas: um exemplo ousado de criptomoeda falsa foi a “One Coin”. O suposto golpe foi investigado por autoridades do mundo inteiro e essa criptomoeda nunca existiu. Ao mesmo tempo, essas criptomoedas fakes podem usar um marketing agressivo para promover o golpe com mais eficiência, que foi o caso da Bitconnect: quem lembra do icônico vídeo?

Pirâmides financeiras

Os esquemas de pirâmide financeira são comuns no mundo das altcoins e supostamente oferecem lucros aos que investem nele. O que não te contam é que o seu lucro é pago com a entrada de um novo membro. Além disso, só quem sai ganhando são os criadores do esquema.

Devido a alta popularidade e facilidade de uso do Bitcoin, as pirâmides financeiras que alegam “trabalhar com criptomoedas” cresce a cada dia. Essas pirâmides só navegam na fama do próprio Bitcoin ser lucrativo e oferecem lucros incompatíveis com mercados de renda variável, inclusive não havendo supostamente, nenhum prejuízo, o que é impossível de acontecer. Só para se ter ideia, o Bitcoin já teve quedas de mais de 80% em um curto espaço de tempo.

Como as pirâmides acabam: se não for por meio da Polícia e pelas autoridades, existem várias maneiras pelas quais os esquemas de pirâmide podem desmoronar. Em alguns casos, os criadores do esquema simplesmente desaparecem, tiram seus sites do ar, mudam de país, e deixam os investidores a ver navios. Em outros casos, não há mais investidores suficientes para manter o esquema funcionando e / ou investidores posteriores começam a exigir seu dinheiro de volta. As crises econômicas podem resultar em mais pessoas exigindo seu dinheiro, e isso pode causar o colapso do esquema de pirâmide.

ICO’s falsas

Embora algumas ICOs (ofertas iniciais de moedas) ofereçam (as vezes) uma opção lucrativa de investir em criptomoedas, existem muitas que são fraudes e por isso, o investidor deve ficar de olho. Basicamente, ICO’s ocorrem quando uma empresa lança um novo projeto/criptomoeda/token e quer captar dinheiro de investidor. Geralmente são captados com Bitcoin, Ethereum, Litecoin ou outros tokens em troca das novas moedas que estão sendo criadas.
O único problema é que, às vezes, essas empresas não criam uma nova criptomoeda, ou dedicam pouco ou nenhum esforço a promovê-la. É comum que os golpistas que oferecem moedas inicialmente se esforcem bastante para fazer com que a moeda pareça legítima e, em alguns casos, esses esforços podem ser altamente convincentes. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a determinar se uma oferta inicial de moedas é legítima ou não:
  • Verifique comentários em fóruns como o BitcoinTalk, veja comentários de especialistas e críticas em sites confiáveis.
  • Fique longe de qualquer oferta inicial de moedas que garanta que a criptomoeda decolará ou prometa rendimentos fixos futuros (Exemplo: “Nossa moeda valerá 1 real daqui a 2 meses”).
  • Verifique o perfil no linkedin de todos os membros da equipe – cuidado por perfis fakes são criados facilmente em redes sociais.
  • Cuidado com práticas como manipulação de mercado e informações privilegiadas.

Sites de ICO’s são vendidos como templates, muitas vezes a preços irrisórios, como $1 ou $2. Dito isto, QUALQUER PESSOA MAL-INTENCIONADA sem nenhum conhecimento ou recurso, pode criar uma ICO.

Por isso, leia recomendações antes de investir em uma ICO.

Criptomoedas falsas

Em alguns casos, criptomoedas falsas podem ser criadas e golpistas podem divulgar ela como se fosse “o novo Bitcoin”. Assim, tentará atrair compradores para ele mesmo realizar a venda dos tokens. Através das plataformas Ethereum e Waves é possível criar uma nova criptomoeda em questão de segundos, pior ainda, é possível criar um hotsite e até registrar a criptomoeda falsa no site coinmarketcap.com, em alguns casos, embora o site trabalhe de forma a só listar criptomoedas legítimas.

Cuidado também com ofertas via e-mail e via redes sociais. Existem até golpes em que copiam criptomoedas legítimas, mudando apenas uma parte do nome, como por exemplo “Ethereum Gold”. Isso acaba levando investidores iniciais a investirem e confundirem com projetos legítimos.

Carteiras (wallets) falsas

Em alguns casos, as carteiras de bitcoin e outras criptomoedas podem ser fakes. Desta maneira, suas moedas vão para mão de um vigarista, ao invés de uma carteira segura.
Carteiras falsas surgem todos dias e é importante escolher apenas carteiras de confiáveis. A dica é ler extensivamente comentários online, antes de decidir sobre uma carteira Bitcoin. De preferência baixe a carteira oficial da sua criptomoeda.
Em conclusão, nosso conselho final é que se informe antes de tomar qualquer decisão de investimento em criptomoedas. O Livecoins está aqui para te ajudar.
Leia mais sobre:

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...
PayPal e Bitcoin criptomoedas blockchain

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Banco Central da Nova Zelândia é hackeado

Há uma semana, no domingo (10), o Banco Central da Nova Zelândia foi alvo de um ataque hacker que deixou graves consequências. As autoridades...

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...