SCAM: Quais são os golpes mais frequentes com criptomoedas?

-

Siga no
Golpe com criptomoedas
Golpe com criptomoedas
Anúncio

Se você foi vítima de algum golpe (scam) com criptomoedas, saiba que você não está sozinho. Milhões de pessoas em todo o mundo já caíram na mão de vigaristas também. Além disso, estima-se que um total de US $ 1,7 bilhão foram perdido com golpes envolvendo criptomoedas. Isto só em 2018 e apenas nos EUA.

Os golpes mais comuns com criptomoedas

Há uma variedade de táticas que são usadas por golpistas, e sabemos que esses métodos são aprimorados todos os dias. Embora existam muitas técnicas usadas, um dos métodos mais comuns é o esquema de pirâmide financeira. Além disso, o uso de software automatizado é comum.

No entanto, os golpistas não estão apenas fazendo ICOs falsas, eles até sabiam ser capazes de manipular o valor de mercado da própria moeda fornecendo informações falsas. Assim, você pode receber ofertas de rendimentos de “1, 2 ou 3% ao dia”. Porém nunca existirão provas de como esses rendimentos são obtidos.

Anúncio

Criptomoedas falsas: um exemplo ousado de criptomoeda falsa foi a “One Coin”. O suposto golpe foi investigado por autoridades do mundo inteiro e essa criptomoeda nunca existiu. Ao mesmo tempo, essas criptomoedas fakes podem usar um marketing agressivo para promover o golpe com mais eficiência, que foi o caso da Bitconnect: quem lembra do icônico vídeo?

Pirâmides financeiras

Os esquemas de pirâmide financeira são comuns no mundo das altcoins e supostamente oferecem lucros aos que investem nele. O que não te contam é que o seu lucro é pago com a entrada de um novo membro. Além disso, só quem sai ganhando são os criadores do esquema.

Devido a alta popularidade e facilidade de uso do Bitcoin, as pirâmides financeiras que alegam “trabalhar com criptomoedas” cresce a cada dia. Essas pirâmides só navegam na fama do próprio Bitcoin ser lucrativo e oferecem lucros incompatíveis com mercados de renda variável, inclusive não havendo supostamente, nenhum prejuízo, o que é impossível de acontecer. Só para se ter ideia, o Bitcoin já teve quedas de mais de 80% em um curto espaço de tempo.

Como as pirâmides acabam: se não for por meio da Polícia e pelas autoridades, existem várias maneiras pelas quais os esquemas de pirâmide podem desmoronar. Em alguns casos, os criadores do esquema simplesmente desaparecem, tiram seus sites do ar, mudam de país, e deixam os investidores a ver navios. Em outros casos, não há mais investidores suficientes para manter o esquema funcionando e / ou investidores posteriores começam a exigir seu dinheiro de volta. As crises econômicas podem resultar em mais pessoas exigindo seu dinheiro, e isso pode causar o colapso do esquema de pirâmide.

ICO’s falsas

Embora algumas ICOs (ofertas iniciais de moedas) ofereçam (as vezes) uma opção lucrativa de investir em criptomoedas, existem muitas que são fraudes e por isso, o investidor deve ficar de olho. Basicamente, ICO’s ocorrem quando uma empresa lança um novo projeto/criptomoeda/token e quer captar dinheiro de investidor. Geralmente são captados com Bitcoin, Ethereum, Litecoin ou outros tokens em troca das novas moedas que estão sendo criadas.
O único problema é que, às vezes, essas empresas não criam uma nova criptomoeda, ou dedicam pouco ou nenhum esforço a promovê-la. É comum que os golpistas que oferecem moedas inicialmente se esforcem bastante para fazer com que a moeda pareça legítima e, em alguns casos, esses esforços podem ser altamente convincentes. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a determinar se uma oferta inicial de moedas é legítima ou não:
  • Verifique comentários em fóruns como o BitcoinTalk, veja comentários de especialistas e críticas em sites confiáveis.
  • Fique longe de qualquer oferta inicial de moedas que garanta que a criptomoeda decolará ou prometa rendimentos fixos futuros (Exemplo: “Nossa moeda valerá 1 real daqui a 2 meses”).
  • Verifique o perfil no linkedin de todos os membros da equipe – cuidado por perfis fakes são criados facilmente em redes sociais.
  • Cuidado com práticas como manipulação de mercado e informações privilegiadas.

Sites de ICO’s são vendidos como templates, muitas vezes a preços irrisórios, como $1 ou $2. Dito isto, QUALQUER PESSOA MAL-INTENCIONADA sem nenhum conhecimento ou recurso, pode criar uma ICO.

Por isso, leia recomendações antes de investir em uma ICO.

Criptomoedas falsas

Em alguns casos, criptomoedas falsas podem ser criadas e golpistas podem divulgar ela como se fosse “o novo Bitcoin”. Assim, tentará atrair compradores para ele mesmo realizar a venda dos tokens. Através das plataformas Ethereum e Waves é possível criar uma nova criptomoeda em questão de segundos, pior ainda, é possível criar um hotsite e até registrar a criptomoeda falsa no site coinmarketcap.com, em alguns casos, embora o site trabalhe de forma a só listar criptomoedas legítimas.

Cuidado também com ofertas via e-mail e via redes sociais. Existem até golpes em que copiam criptomoedas legítimas, mudando apenas uma parte do nome, como por exemplo “Ethereum Gold”. Isso acaba levando investidores iniciais a investirem e confundirem com projetos legítimos.

Carteiras (wallets) falsas

Em alguns casos, as carteiras de bitcoin e outras criptomoedas podem ser fakes. Desta maneira, suas moedas vão para mão de um vigarista, ao invés de uma carteira segura.
Carteiras falsas surgem todos dias e é importante escolher apenas carteiras de confiáveis. A dica é ler extensivamente comentários online, antes de decidir sobre uma carteira Bitcoin. De preferência baixe a carteira oficial da sua criptomoeda.
Em conclusão, nosso conselho final é que se informe antes de tomar qualquer decisão de investimento em criptomoedas. O Livecoins está aqui para te ajudar.
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.

Leia mais

Leia mais sobre:

Últimas notícias

Justiça estadual deve analisar se irmã de traficante do PCC lavava dinheiro do tráfico com Bitcoin, diz STJ

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu na segunda-feira (28) que a Justiça estadual deve analisar se a irmã de um traficante ligado ao...

Candidato a vereador coloca Bitcoin em nome da campanha

O Bitcoin é uma moeda digital que ainda não é regulamentada no Brasil. Mesmo assim, um candidato a vereador das Eleições de 2020 colocou...

18,5 milhões de todos os Bitcoins já foram minerados

A cada dez minutos o Bitcoin se torna uma moeda mais escassa e o último final de semana reforçou isso. Com 18,5 milhões de...