Um fenômeno ocorreu no mercado de criptomoedas na última segunda-feira (9), quando a stablecoin TerraUSD (UST) despencou 30%. Supostamente atrelada ao Dólar, a moeda não conseguiu manter sua paridade com a divisa norte-americana.
Stablecoins são criptomoedas criadas para suprir uma lacuna do mercado, que é a suposta estabilidade de preços. Isso porque, o bitcoin é considerado volátil e traders corriqueiramente tinham que recorrer ao uso de moedas fiduciárias em suas operações.
Com a chegada das stablecoins, isso acabou mudando e traders utilizaram mais essas em negociações. A de maior volume segue sendo a Tether (USDT), seguida pela USD Coin (USDC), sendo que nos últimos dias a TerraUSD havia alcançado a terceira posição ao superar a Binance USD, chamando atenção para seu projeto.
Stablecoin TerraUSD (UST) despenca 30% no mercado e assusta investidores
O preço de uma stablecoin cair 30% pode ser considerado um fenômeno, até mesmo para os padrões do mercado de criptomoedas, apontado como um setor volátil por muitos. E isso aconteceu com a TerraUSD (UST), que despencou no mercado.
Em explicação sobre o ocorrido, a equipe por trás da moeda disse que houve um problema de liquidez, em meio a um desvio de peg UST em terceiros. O projeto declarou estar lutando para reestabelecer o problema, mas como é uma stablecoin algorítmica, não é possível que a resolução seja imediata.
1/ Liquidity brawl behind the scenes amid material $UST peg deviation on third-party venues.
Fighting back. More updates are incoming #LUNAtics. Hang on, fam.
Here are some resources to combat misinformation:
— Terra 🌍 Powered by LUNA 🌕 (@terra_money) May 9, 2022
O peg da UST é um mecanismo ligado a criptomoeda Luna, com relação com a demanda de mercado dessa última. Quando esse peg é perdido, há um risco de que o mercado busque mais a UST e isso possa causar um colapso com a corrida aos bancos.
A equipe informou que o peg verdadeiro, o onchain, nunca se desfez mesmo com essa queda do mercado. Embora essa alegação seja feita para acalmar investidores e evitar que eles saquem seus recursos, muitos seguem assustados.
Mesmo assim, o problema continua visto que a criptomoeda Terra (LUNA) cai 51% nas últimas 24 horas, um movimento que coloca o mercado de olho na perda de peg. Com a baixa demanda em um token caindo tanto assim, o movimento pode voltar a pressionar o UST, que ainda cai 10% nesta terça-feira (10).
Binance bloqueia saques da moeda
Durante a corrida de clientes ao mercado, muitos quiseram sacar suas posses das corretoras. Uma das que se posicionou sobre o assunto foi a Binance, que em seu blog anunciou estar bloqueando os saques para clientes.
Quando isso aconteceu a moeda ainda caia no mercado, mas com a medida o preço da UST normalizou um pouco, apesar de ainda cair 10% nesta manhã em relação ao Dólar. Os saques da Binance então foram liberados após 6 horas de sua suspensão.
Pelo Twitter, um usuário divulgou que com a queda da UST, o book de ofertas de negociações da stablecoin acabou sendo esvaziado, algo que ele nunca havia visto antes.
Binance book is empty. Never seen that before pic.twitter.com/ez4ZZT9sDR
— Hasu⚡️🤖 (@hasufl) May 10, 2022
Em sua justificativa para bloquear saques, a corretora apenas declarou que houve um excesso na demanda repentinamente e que a rede estava congestionada.