Uma startup chamada Puffpaw lançou um dispositivo de vape integrado à tecnologia blockchain com a promessa de incentivar as pessoas a abandonarem o cigarro e o vaping.
Descrito como um projeto “vape-to-earn” (fume para ganhar), o dispositivo funciona registrando as mamadas inalações dos usuários na blockchain Berachain e dando recompensas com tokens à medida que eles reduzem o uso.
De acordo com a Coindesk, a startup arrecadou cerca de R$ 33 milhões de reais em financiamento liderado pela Lemniscap Ventures.
No entanto, de acordo com a organização de tratamento de vícios no Reino Unido, (UKAT, sigla inglesa), essa gamificação e o incentivo financeiro podem ter o efeito contrário, mantendo os usuários mais dependentes do cigarro.
Eles alertam que o produto pode, na verdade, prolongar o vício em vaping e até incentivar não-fumantes a começarem.
Especialistas criticam startup que promete dar criptomoedas para quem largar o cigarro
A organização de tratamento de vícios do Reino Unido afirmou que o Puffpaw pode “prender os usuários em um ciclo prolongado de vaping” e que o dispositivo parece ser uma estratégia corporativa para lucrar com aqueles que buscam uma vida mais saudável.
Embora a organização de saúde reconheça que o dispositivo pode ajudar fumantes de cigarro a migrarem para o vape, a longo prazo isso apenas aumenta o número de vapers, sem resolver o problema da dependência.
De acordo com a Protos, o co-fundador da Puffpaw, Reffo Tse, evitou explicar como o dispositivo evitaria que as pessoas continuem utilizando outros dispositivos de vaping enquanto usam o Puffpaw.
Outro recurso do projeto é o benefício oferecido aos usuários quando encontram e interagem com outros proprietários de Puffpaw, adicionando um aspecto social ao hábito.
Usuários do X (Twitter) também criticaram o produto. Um deles questionou: “Por que alguém pararia de fumar se vai ganhar tokens?”. Outro comentário irônico afirmou que o dispositivo “te ajuda a parar de fumar, mas te paga para continuar vaporizando”.
Além disso, especialistas de saúde lembram que os cigarros eletrônicos emitem substâncias tóxicas que podem causar doenças pulmonares e cardíacas.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, entretanto, ainda classifica o vaping como uma alternativa menos prejudicial ao tabagismo tradicional, sendo uma ferramenta para ajudar na cessação do vício.