O preço da Stellar disparou no mercado após rumores de uma eventual compra da MoneyGram, com sede nos Estados Unidos. Fundada em meados de 1940, a empresa financeira é uma das maiores do mundo no setor de remessas bancárias.
A MoneyGram foi citada nos últimos anos em vários rumores de compra, mas nenhum negócio chegou a se concretizar. Uma das interessadas, por exemplo, foi a gigante chinesa Alibaba, mas a operação foi vetada pelo governo dos Estados Unidos.
Vale notar que uma das acionistas da MoneyGram, listada na Nasdaq, é a Ripple, que também tem a criptomoeda XRP e opera no mercado de remessas. Contudo, a Ripple é uma rival da Stellar, com o fundador da última sendo um antigo fundador da XRP – ele abandonou o projeto e vendeu sua participação no mercado.
Stellar Foundation pode comprar MoneyGram, aponta rumor divulgado pela Bloomberg
Fontes anônimas ligadas a Stellar Foundation conversaram com a Bloomberg garantindo haver um interesse na MoneyGram, tradicional empresa do setor de remessas. O negócio seria feito em conjunto com a Advent International.
Com operações em 200 países, parceira até do Banco do Brasil, a MoneyGram opera em um setor que sente o impacto das criptomoedas, visto que seus custos não são competitivos para uma transação com Bitcoin, por exemplo.
Recentemente, uma baleia transferiu R$ 700 milhões em Bitcoin, pagando só R$ 170,00 de taxa, o que prejudica o modelo de negócios de empresas tradicionais de remessas.
Dessa forma, a MoneyGram já está a venda no mercado, e pode até ser comprada por uma empresa do criptomercado.
Vale o destaque que a Bloomberg não conseguiu confirmar o interesse da Stellar Foundation oficialmente, visto que não encontrou ninguém para comentar os rumores. Representantes da Advent e da MoneyGram preferiram não comentar os rumores do mercado.
XLM dispara 18%
Apesar de ser apenas um rumor, a aquisição repercutiu bem entre investidores da criptomoeda Stellar (XLM). Com a possível aquisição da MoneyGram, a criptomoeda disparou 18% nesta quinta em relação ao dólar, a maior valorização do mercado entre as 20 maiores criptomoedas.
Essa novidade elevou tanto a moral da Stellar que ela é a única moeda, dentre as maiores, a valorizar nos últimos sete dias, com alta de 9,9%.
Caso a compra se confirme em breve, a empresa vai na direção oposta da sua maior rival, a Ripple, que no mês de março anunciou a venda de suas ações da MoneyGram, o que mostra mais um movimento contrário ao da Stellar.
O fundador da Stellar é um antigo cofundador da Ripple, mas ele hoje é totalmente contrário ao projeto que ajudou em seus primórdios. Tanto é que recebe tokens XRP no mercado com regularidade e sempre os vende, já causando quedas no preço da Ripple em vários momentos.
Vale o destaque que a venda da MoneyGram é alvo de constantes rumores, sendo que no último ano até a Western Union foi relacionada a essa mesma aquisição. Ou seja, não está claro se a Stellar é realmente uma candidata a compra.