Economista faz terrorismo financeiro sobre El Salvador adotar Bitcoin, presidente retruca

O economista acredita que a decisão de adotar o bitcoin como moeda legal fará com que o país seja observado pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (FATF).

A agenda que o atual governo tem promovido ao adotar bitcoin como moeda de curso legal levará El Salvador ao caos monetário e ao colapso econômico, segundo o reconhecido economista americano Steve Hanke.

“Os mercados nos dizem que as tendências autoritárias de (Nayib) Bukele e as ideias selvagens sobre criptomoedas resultarão em caos monetário e colapso econômico. Para os Estados Unidos, isso significaria outra onda de imigrantes de um estado instável e falido da América Central.” – disse ele em artigo publicado na National Review.

El Salvador está pronto para implementar a Lei do Bitcoin a partir de 7 de setembro. O país latino-americano entrou para a história depois que o Congresso aprovou o Bitcoin como moeda com curso legal.

A decisão inédita foi recebida com críticas de organizações como FMI, Banco Mundial e várias outras agências de classificação de risco. O mais recente a fazer terrorismo financeiro é Steve Hanke, professor de economia aplicada na Universidade Johns Hopkins.

Ele criticou o presidente de El Salvador por continuar com seu plano da implementação do Bitcoin, alegando que o presidente está “brincando com fogo” que pode queimar El Salvador.

“O Banco Mundial e o FMI emitiram avisos, mas o presidente ignorou essas bandeiras vermelhas e segue em frente com sua Lei do Bitcoin maluca. Bukele está brincando com fogo e será queimado.”

Presidente de El Salvador retruca

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, respondeu ao tweet do economista e o chamou de “boomer” (“Tiozão”).

Bukele tem enfrentado muitas críticas de todo o mundo e também de dentro do país. O partido da oposição até entrou com uma ação para impedir a implementação da lei Bitcoin citando desequilíbrio econômico.

Além disso, diversas manifestações e protestos contra a lei estão acontecendo no país, com diversos grupos pedindo a revogação da lei que permitirá, a partir de setembro, o uso do bitcoin como moeda legal.

“O Bitcoin facilita a corrupção pública, as operações dos traficantes de drogas, o tráfico de armas e pessoas, extorsões e evasões de impostos. Também provocará um caos monetário, diminuirá salários, pensões e poupança das pessoas”, dizem eles.

Steve Hanke diz que enquanto o governo avança com suas propostas, os mercados recuam, e citou a recente degradação da dívida soberana de El Salvador pela agência Moody’s, bem como a queda no preço dos títulos, em especial, o título de 2035 que caiu para seu nível mais baixo em nove meses após a aprovação da Lei Bitcoin.

O economista também acredita que a decisão de adotar o bitcoin como moeda legal fará com que o país seja observado pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (FATF).

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Lorena Almada
Lorena Almada
Formada em Engenharia Electromecânica/ Educadora e fundadora do curso Expert in Bitcoin/ Co-founder Her Capital/ Vivendo minha vida estudando e aprendendo algo novo cada dia!

Últimas notícias

Últimas notícias