Afirmando estar esgotado e estressado, Wladimir van der Laan abandonou seu cargo de mantenedor do Bitcoin após oito anos. O desenvolvedor foi o segundo sucessor de Satoshi Nakamoto, com Gavin Andresen estando entre os dois. Até o momento, nenhum novo nome foi citado para assumir a função.
O desejo de van der Laan de abandonar o Bitcoin já havia sido relatado pelo próprio em janeiro deste ano, onde usou palavras similares as de Nakamoto ao abandonar o projeto, citando uma mudança para “outros interesses”.
Na mesma postagem, o desenvolvedor cita que estava se sentindo como um “gargalo centralizado” para o desenvolvimento do Bitcoin, mostrando sua vontade de ver o protocolo ainda mais descentralizado.
Wladimir van de Laan abandona o Bitcoin
Assumindo o cargo de mantenedor do Bitcoin em abril de 2014, quando o BTC estava na casa dos US$ 400 após uma grande queda, Wladimir van de Laan foi o desenvolvedor que mais tempo exerceu tal função, superando Gavin Andresen e Satoshi Nakamoto.
É difícil dar crédito a todas suas contribuições, visto que van der Laan esteve diariamente melhorando o protocolo com atualizações, análises, correções de bugs e outras durante os últimos oito anos.
Sendo assim, o próprio desenvolvedor citou estar esgotado e estressado com a função, deixando seu cargo livre para o próximo, sem citar quem será seu sucessor.
“Não é uma coisa! Estou meio esgotado, é estressante e [estou] cansado das mesmas discussões, dos mesmos problemas. Faz muito tempo! Eu mudei, o mundo mudou, e eu sinto que é hora de outra coisa.”
https://twitter.com/orionwl/status/1557005377211957250
Respondendo a outro tuíte, onde outro desenvolvedor é acusado de introduzir um bug propositalmente, em 2016, van der Laan aponta que este é um dos motivos pelo qual é tão difícil encontrar novos contribuidores para o projeto.
“Esta é uma das razões pelas quais é tão difícil encontrar desenvolvedores dispostos a contribuir para o Bitcoin Core, às vezes as expectativas são irracionais e desumanas, não há outro setor onde você seja criticado pessoalmente por bugs ~uma década atrás.”
Somado a isso, podemos citar os baixos salários destes desenvolvedores quando comparados a profissionais do mesmo nível, afinal estes dependem de doações. Além disso, vale lembrar que van der Laan foi processado por Craig Wright, homem que afirma ser Satoshi Nakamoto.
Sem sucessor à vista
Por fim, Wladimir van der Laan não cita quem será o sucessor que tomará conta do código do Bitcoin após a sua saída. Isso pode ser uma sugestão para que o projeto se torne ainda menos dependente de uma pessoa central e que o site bitcoincore.org seja abandonado, buscando uma solução mais descentralizada que não possa ser derrubada com poucos cliques.
Embora não tenha ligação com o caso do Tornado Cash, onde seu desenvolvedor foi preso e o projeto massacrado, a saída de van der Laan acontece em um momento único da história, onde a comunidade luta contra a censura e em defesa da liberdade.
Enquanto isso, um projeto brasileiro chamado Vinteum, iniciado neste mês, está buscando ajudar desenvolvedores do Bitcoin na América Latina. Portanto, podemos esperar que o Bitcoin continue evoluindo, sem perder a sua essência.