Ao que parece, a nova atualização do Bitcoin pode dividir a comunidade da moeda digital e criar uma nova moeda, assim como aconteceu em 2017, com o surgimento do Bitcoin Cash.
O Bitcoin Cash foi criado como uma “cópia” do Bitcoin durante uma briga entre desenvolvedores que queriam soluções diferentes para o ativo digital.
Agora, membros da comunidade e desenvolvedores concordam com a necessidade da futura atualização conhecida como Taproot, a primeira grande atualização da rede do Bitcoin desde que o SegWit foi ativado, em 2017.
O Taproot trará suporte para assinaturas de Schnorr e transações mais complexas na rede do Bitcoin, além de impactar positivamente a escalabilidade e a privacidade da rede.
Isso significa que o Bitcoin terá transações mais rápidas, baratas e anônimas.
Conflito entre desenvolvedores
O problema é que nem todos os desenvolvedores estão apoiando o método de ativação da atualização.
O pivô do desentendimento é sobre quem deve dar o ponta pé inicial na atualização: mineradores ou operadores de nós.
De acordo a proposta de atualização, os mineradores devem começar, se eles não fizerem isso dentro dos três meses previstos, os operadores de nós terão a última palavra.
Vários desenvolvedores ativos do Bitcoin, incluindo Sjors, Jeremy Rubin, AJ Towns, Michael FolksonMax e Hillebrand, participaram e aprovaram a atualização, no entanto, Luke Dashjr, que apoia a criptomoeda desde 2011, insiste que a iniciativa deve partir dos operadores de nós.
Esta não é a primeira vez que Dashjr assume uma posição diferente de outros desenvolvedores. No passado, por exemplo, ele afirmou que o SegWit prejudicaria o Bitcoin, permitindo que blocos maiores passassem pela rede, e até sugeriu reduzir o tamanho do bloco abaixo do padrão de 1 MB.
Novo hard fork?
O desenvolvedor lançou um novo site, onde oferece aos operadores de nós a instalação de sua própria versão do Bitcoin Core para que a atualização ocorra de acordo com o esquema que ele propôs e concorda.
Isso suscitou preocupações quanto à possível divisão da rede do Bitcoin em duas, caso a comunidade se divida e utilize clientes de versões diferentes.
Um hard fork é um processo de mudança radical no protocolo de uma rede blockchain que efetivamente resulta em duas ramificações, uma que segue a versão anterior e outra que segue a nova versão.
No caso da Taproot, o que pode acontecer é que parte da comunidade siga a atualização do desenvolvedor Luke Dashjr, e outros sigam a proposta aceita pela maioria dos desenvolvedores.
Um dos maiores apoiadores e veteranos do Bitcoin, o Cobra, foi o primeiro a notar o problema, revelando no Twitter que realmente a comunidade deve se dividir e podemos correr o risco de ver uma nova batalha na comunidade e consequentemente, um novo “Bitcoin Cash”, ou seja lá qual for o nome que o desenvolvedor vai escolher.
“Parece que teremos mais um período de batalhas políticas de divisão na comunidade Bitcoin. Este é um ativo de trilhões de dólares agora. Não podemos jogar os mesmos jogos de 2017. Espero que os mineradores ativem o Taproot rapidamente, caso contrário haverá um grande drama.”
Ele também disse estar confuso sobre os motivos que estão prejudicando o projeto: “Estou confuso, o que está acontecendo? É meio perigoso executar regras de consenso diferentes?.”
It looks like we will be getting yet another period of soft fork political battles in the Bitcoin community.
This is a trillion dollar asset now. We can’t be playing the same games from 2017. I hope miners activate Taproot quickly otherwise there will be big drama. https://t.co/EGIioByW2g
— Cøbra (@CobraBitcoin) April 16, 2021