Enquanto alguns investidores acreditam que terras e imóveis virtuais no metaverso possam valorizar tanto quanto terrenos do mundo físico, o empreendedor Mark Cuban pensa que este é o investimento mais idiota que existe.
Como justificativa, o bilionário aponta que o metaverso nem sequer possui uma definição. Sua declaração ocorreu em uma chamada de vídeo com o canal Altcoin Daily, também considerado como um metaverso por ele, afinal, é um mundo digital conectado.
“Pessoas focam na realidade virtual (VR), afirmando que isso é o metaverso, outras querem que a web 3 seja o metaverso.”
Terrenos e imóveis no metaverso? Má ideia, diz bilionário
Embora escassez possa ser criada no mundo virtual, imitando a vida real, o grande problema do metaverso é que inúmeros projetos podem criar seus próprios mundos, leiloando terrenos a investidores. Como exemplo, podemos citar os terrenos na Axie Infinity e outros na Decentraland.
Conforme não há nenhum mundo digital dominante, ou até mesmo definição própria do que seja o metaverso, o bilionário Mark Cuban afirma que o ponto mais importante de um projeto é a sua comunidade. Algo que pode ser facilmente observado no sucesso ou fracasso de redes sociais, por exemplo.
“Qualquer plataforma que tiver a comunidade mais forte será um tipo de metaverso. Qualquer plataforma que tiver a maior comunidade, terá outro tipo de metaverso,” comenta Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks. “Então não será um só, existirão diversos aplicativos diferentes e maneiras diversas de definir o metaverso. Mas no momento, é mais conversa fiada do que qualquer outra coisa.”
Portanto, sem definição, mundo dominante ou qualquer outro tipo de guia para investir neste setor, Cuban acredita que isso não seja um bom investimento.
“A pior parte é que as pessoas estão comprando imóveis nestes lugares. Isso é a coisa mais idiota que existe. A coisa mais burra, super-mega-imaculadamente-burra.”
Seguindo, o bilionário afirma que tal investimento nem sequer chega perto de investir em domínios de sites, citando os domínios ENS como exemplo. Afinal, embora exista escassez, ela pode violada.
“Após você criar uma comunidade, não antes, mas depois, então você pode encontrar lugares dependendo de como esta comunidade funciona.”
Por fim, comunidades passaram a ser uma métrica observada por diversos analistas recentemente, mostrando que estas podem ter grande impacto nos negócios. O vídeo completo de Mark Cuban em conversa com o canal Altcoin Daily está disponível abaixo.