Talvez você esteja por fora da indústria de games, mas saiba que sua receita supera em 50% o agregado de streaming, TV, e filmes. Acredite, só os 3 jogos de celular de maior renda em 2021 arrecadaram juntos U$ 7,5 bilhões.
Outro dado impactante é que 2021 foi o primeiro ano em que games no celular e tablets ultrapassaram a receita dos tradicionais videogames e jogos para computador.
Mas, você deve (ou deveria) estar se perguntando: o que essa indústria tem a ver com criptomoedas? Primeiramente, o público-alvo. Essa galera de jogos já está acostumada a usar moedas digitais, comprando créditos V-Bucks, Robux, ou Apex Coins.
Não bastasse, para eles o dinheiro está mais seguro em créditos no Apple Pay e Google Wallet do que no banco. Aliás, o setor financeiro tradicional nem permite abertura de contas por menores de idade, impondo limites e regras.
Token de jogo precisa existir?
Na realidade, nem todo jogo precisa de token próprio. Isso só é verdade para os DAOs, as organizações autônomas. Ao invés de contar com um gerente financeiro que autoriza os pagamentos para os desenvolvedores e marketing, os próprios “acionistas” dessa empresa decidem e aprovam tudo em votação.
Agora, se a Epic Games, empresa por trás do Fortnite, resolver premiar os jogadores, há benefícios em utilizar o Bitcoin. O pessoal da Zebedee já faz isso no jogo CS:GO, com microtransações na Lightning Network. Ao invés de ganhar pontos por matar oponentes, você ganha frações de Bitcoin, os Satoshis.
Por que a indústria de games vai mudar?
Sem dúvidas a Tencent, Nintendo, Blizzard e Electronic Arts preferem manter tudo como está. Na ponta oposta, o número de jogadores familiarizados com criptomoedas é infinitamente menor, portanto, um mercado de nicho. Olhando por esse aspecto, realmente não há muito incentivo para uma mudança.
No entanto, quem vai passar a demandar isso são os usuários, seja pela grana oferecida pelo play-to-earn, a modalidade “jogue para ganhar”, ou a autonomia oferecida pela tecnologia NFT. “Transportar” seu jogador com a pontuação e histórico para um outro game, por exemplo, é algo desejável.
Token de games vale a pena?
Tendo em vista o tamanho dessa indústria e os benefícios para os usuários em passarem a ser “sócios” do jogo, é possível que alguns desses tokens ultrapassem os U$ 30 bilhões em capitalização de mercado.
Faz sentido os US$ 4,5 bilhões atuais de Axie Infinity e US$ 2,8 de Star Atlas? Provavelmente não, mas esses projetos podem ir se transformando ao longo do tempo. O setor vai continuar crescendo, mas na realidade a oferta atual ainda é bem fraca.