Tokens do Metaverso despencam 15%, é o estouro da bolha?

Fique tranquilo, a “bolha” do Metaverso ainda não estourou, mas esse seu projeto que te empurram no pico, esquece.

O final de novembro definitivamente não foi bom para algumas moedas do metaverso, com alguns projetos caindo entre 15% e 30% na última semana. Sem dúvidas esse mercado tem muito para crescer, mas a explosão de novos tokens criou uma sobre oferta. Outro fenômeno foi a conversão de antigos projetos, que agora focam no metaverso, games, e NFT.

A lista acima mostra as maiores quedas ligadas ao metaverso, segundo o CoinMarketCap. Foram selecionadas apenas criptomoedas com mínimo de U$ 250 milhões em valor de mercado no dia 24/Nov.

Sem dúvidas há surpresas positivas na ponta oposta, como MOBOX (MBOX +52%), RMRK (RMRK +33%), CEEK VR (CEEK +16%) e Illuvium (ILV +16%). No entanto, o período foi de ligeira alta na capitalização total das criptomoedas, que atingiu U$ 2,72 trilhões (+1,8%).

Altas e baixas

Os ganhos de quem investiu até meados de outubro seguem altos, portanto, mesmo uma queda de 30% não é capaz de “estourar” a bolha. Perceba no gráfico abaixo como essas criptomoedas seguem com altas de 86% ou mais em 3 meses.

Fonte: TradingView.com

Óbvio, cada projeto tem suas peculiaridades, e não sou a pessoa indicada para analisá-los individualmente. De qualquer forma, assim como os seguidores de influenciadores e vendedores de sonho, a maioria entra depois que o segmento começou a bombar.

Repare na data do material promocional extraído do site da Empiricus: praticamente no pico das moedas do gráfico acima. Para ser honesto, já estavam veiculando alguns vídeos promocionais alguns dias antes.

Bolha?

De qualquer forma, quase todos os influenciadores e vendedores de curso vão atrás do que está fazendo sucesso, então é normal chegarem atrasados na bola. É possível que acertem 12 de 40 recomendações, mas uma escolha aleatória dos top-300 projetos daria o mesmo resultado.

Não acredita? Faça o teste escolhendo 4 altcoins por semana ao longo de 3 meses. Esqueça as perdedoras, marketeie as vencedoras no Instagram e Youtube, e torne-se um influencer de sucesso.

Voltando à questão do “estouro” da bolha do Metaverso, agora que a indústria de Venture Capital descobriu o pote de ouro, vai sugar até não sair mais nada. Ou seja, vão comprar parcerias com empresas renomadas, contratar os melhores estúdios, comprar usuários entregando dinheiro no início, enfim, fazer aquele oba-oba para conseguir demanda para o token.

Lembra da “onda” de serviços descentralizados: Theta, Filecoin, BitTorrent, Steemit?

As fases de mania de setores específicos em criptos sempre existiram, e dificilmente vão sumir. O povo quer a próxima grande moeda, o projeto que vai finalmente derrubar o Facebook, os provedores de internet, ou as bolsas de valores.

Fique tranquilo, a “bolha” do Metaverso ainda não estourou, mas esse seu projeto que te empurram no pico, esquece.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Marcel Pechman
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.

Últimas notícias

Últimas notícias