Um usuário ou organização desconhecidos pagaram recentemente uma taxa de US $2.5 milhões, equivalentes a cerca de RS $12.2 milhões, para movimentar menos de RS $1,000 em Ethereum, a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado.
Segundo dados do explorador da rede do Ethereum Etherscan, a transação foi feita hoje e para mover apenas 0,55 ETH, a entidade por detrás da transação pagou 10,668.7 ETH- Esta foi rapidamente incluída num bloco, devido à enorme taxa associada à mesma.
A new ATH @ethereum transaction fee?
Transaction Fee:
10,668.73185 $ETH ($2,597,729.52)https://t.co/pYfvvjrLq0 pic.twitter.com/lvqeG1GzAa— Binance (@binance) June 10, 2020
De acordo com sites que monitorizam as taxas necessárias para fazer transações na rede do Ethereum, é preciso incluir uma taxa de cerca de RS$ 0.74 para uma transação ser confirmada dentro de pouco tempo, sendo que para uma confirmação rápida a taxa sobre para cerca de R$ 1.
Uma taxa deste tamanho para mover tão pouco ETH levantou suspeitas, e algumas das teorias predominantes sugerem que a entidade por detrás da transação cometeu um erro, ou está tentando lavar dinheiro. Esta última possibilidade parece pouco provável, pois os mineradores não podem ter a certeza de que os fundos ficarão em seus blocos de mineração.
Mesmo que haja acordo com um minerador para dividirem o dinheiro, é difícil ter certezas que este vai minerar o bloco especifico com a taxa. Outra teoria seria a da evasão fiscal: se a entidade disser que a taxa foi um erro e declarar os fundos perdidos, poderá poupar em impostos. Melhor ainda se conseguir algum Ethereum de volta através de acordo com as mineradoras.
Em declarações à Forbes, o co-fundador da Ethhyb Anthony Sassano afirmou:
Poderia ter sido um erro, alguma forma de lavagem de dinheiro. Foi extraído pelo SparkPool para que eles pudessem enviar o ETH de volta ao proprietário original, se quisessem.
A SparkPool já confirmou que congelou os 10,600 ETH enviados como taxa de transação, e está atualmente aguardando contato feito por parte da entidade para poder trabalhar com a mesma em encontrar uma solução que beneficie ambos os lados.
Esta não é a primeira vez que a SparkPool lida com uma situação desse tipo. No ano passado, congelou uma taxa de transação de 2,100 ETH, cerca de RS $1.4 milhões na altura, que vinham também de uma transação misteriosa. A taxa acabou por ser dividida com a entidade que a enviou, tendo a razão sido um bot de trading a funcionar mal.