O presidente americano Donald Trump assinou uma ordem que proíbe os cidadãos dos Estados Unidos de comprarem a criptomoeda venezuelana Petro. Ele autorizou o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, a emitir regulamentações necessárias para fazer cumprir seu pedido, segundo relatórios da Bloomberg .
A ordem para proibir Petro não é tão surpreendente considerando as atuais sanções dos EUA sobre a Venezuela . O Tesouro dos EUA alertou os investidores nacionais em fevereiro para não comprarem Petro, dizendo que “a moeda digital do petróleo parece ser uma extensão de crédito ao governo venezuelano” e “poderia, portanto, expor as pessoas dos EUA a riscos legais”.
A Venezuela lançou Petro em fevereiro, Maduro alegou por meio do twitter ter arrecadado US $ 735 milhões. Muitos especialistas expressaram dúvidas sobre a criptomoeda que o presidente Maduro propôs como um meio para o país “superar a crise financeira”. A moeda nacional atual da Venezuela, bolívar, sofre inflação de quatro digitos, um bolivar atualmente vale 0,00003 dólares.
Alguns especialistas em regulação de criptomoedas dizem que a proibição de Trump é um movimento previsível. “Enquanto a tentativa da Venezuela de criar uma criptomoeda é nova, não existe nada de novo nos EUA restringirem as negociações financeiras com os países sancionados”, disse Jerry Brito, diretor executivo do Coin Center. “Emitir uma criptomoeda não vai ajudar a Venezuela a escapar das sanções”.
Nicolas Maduro pretente lançar outra criptomoeda, desta vez atrelada ao Ouro.
Fontes: VERGE |