Nos últimos dias a Turquia tem estado em destaque pela instabilidade em sua moeda local, afetando as Bolsas de Valores Mundiais, e também o Bitcoin.
Turquia, Bitcoin e Bolsas de Valores
As Bolsas de Valores mundiais estão em queda a mais de uma semana inspiradas pela crise econômica na Turquia, em meio a uma forte desvalorização de sua moeda local que está causando prejuízos e incertezas mundo a fora.
A verdade é que, desde que o país quase sofreu um golpe de estado em 2016 a situação passou a ser crítica, com demissões, mortes e prisões em massa.
No último dia 24 de junho, o presidente Erdogan foi reeleito, e muitos observadores apontam que após 15 anos no poder já pode ser considerado inclusive um ditador no país.
Com relação a crise na moeda local, o presidente Erdogan veio a público no último dia 10 de Agosto pedir que a sua população compre mais da moeda local (Lira) para incentivar a economia do país, vendendo inclusive os seus Euros, Dólares e Ouro.
O presidente alertou ainda, para que empresários não devem buscar os bancos para trocar suas moedas, e que isso poderia ocasionar medidas drásticas.
O medo de que o país adote medidas de controle de capital só faz apimentar um cenário que já está muito ruim.
Há ainda uma disputa com os Estados Unidos no meio dessa forte desvalorização da moeda local, caso este que é um dos pontos principais dessa derrocada de preços da Lira turca.
Nesta segunda (13 de Agosto), o Dólar se valorizou frente ao Euro e Iene, e também frente ao Real Brasileiro, impulsionado pela crise na Turquia.
O Governo Brasileiro inclusive emitiu nota nesta mesma data, assegurando que está pronto para controlar a volatilidade do mercado financeiro, disse uma fonte da Fazenda.
A crise na Turquia tende a afetar de forma mais incisiva os países emergentes, mas a nota do Governo Brasileiro fez com que o mercado local segurasse as quedas nesta segunda.
Na Turquia, Bitcoin é um Hedge?
Com a crise cambial no país, uma das soluções encontradas para se proteger de fortes oscilações (fazer uma hedge), foi justamente a compra de Bitcoin por parte da população.
Com uma queda de 40% frente ao Dólar acumulado no ano, a Lira se tornou uma moeda que ninguém quer ter em mãos, chegando ao ponto de 1 Dólar valer 7 Liras.
Com isso, a quantidade de compra de Bitcoin para se proteger dessa oscilação negativa já fez com que o ativo digital alcançasse o maior nível de preços em 7 meses no país.
O Bitcoin vem se valorizando cada vez mais frente a Lira com a crise no país, e pode mostrar ao mundo que é realmente um ativo independente e seguro das mãos estatais, em tempos de crise principalmente.
A demanda pelo Bitcoin tem crescido nos últimos dias no país, e fontes apontam que nos últimos dez dias a Lira está sendo mais volátil do que as criptomoedas.
A crise na Turquia mostra que as moedas estatais estão sujeitas aos maiores problemas, na maior parte das vezes relacionados a administração das finanças públicas, que em geral são feitas de forma ruim e corrupta, por uma minoria incapaz de encontrar as melhores soluções.
O que fica claro é que, as criptomoedas realmente são o que a população mundial precisa para se proteger financeiramente, e a cada nova crise em qualquer país, a procura pelos cripto-ativos tende a crescer.
Vale lembrar que na Turquia o Bitcoin é legal, de acordo com o site Coin.Dance.