A Ucrânia pode ser o próximo país a criar uma reserva de Bitcoin. Os rumores foram confirmados por Yaroslav Zhelezniak, primeiro vice-presidente do Comitê de Finanças, Política Tributária e Aduaneira, em conversa com o Incrypted.
A mídia local cita comentários ainda de fevereiro de 2025, notando que Zhelezniak já havia afirmado que “em breve apresentaremos um projeto de lei da indústria que permitirá a criação de reservas em criptoativos”.
O país possui uma ligação íntima com as criptomoedas. Isso porque a Ucrânia recebeu milhões de dólares em doações de criptos após o início da guerra contra a Rússia.
Somado a isso, dados do Bitcoin Treasuries mostram que 562 funcionários públicos possuem 46.351 bitcoins declarados. A quantia é equivalente a R$ 26,7 bilhões.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Como comparação, hoje os EUA seguram 198.012 bitcoins, já a El Salvador detém 6.175 moedas.
Ucrânia pode ser o próximo país a adotar o Bitcoin
Após El Salvador adotar o Bitcoin como moeda de curso legal em 2021 e os EUA criarem uma reserva estratégica da criptomoeda, outros países começaram a olhar para o BTC com uma maior atenção.
Em conversa com a Incrypted, Yaroslav Zhelezniak confirmou que a Ucrânia também está planejando criar sua própria reserva de Bitcoin. O texto estaria em fase de finalização e será apresentado em breve.
Zhelezniak atua como primeiro vice-presidente do Comitê de Finanças, Política Tributária e Aduaneira da Ucrânia e já havia abordado o tema anteriormente.
Em adição, é notado que este mesmo comitê aprovou por unanimidade um projeto de lei sobre ativos virtuais, mas que o projeto foi retirado de pauta pelo Gabinete da Presidência.
A mídia ucraniana também conversou com um executivo da Binance sobre o tema. Kirill Khomyakov, chefe da Binance na Europa Central e Oriental, Ásia Central e África, demonstrou apoio à ideia, mas apontou que isso pode demorar sair.
“A criação de uma reserva desse tipo exigirá mudanças significativas na legislação, o que indica que esse processo não será rápido.”
“Outro aspecto positivo é que essa iniciativa provavelmente levará a uma maior clareza na regulamentação dos ativos cripto na Ucrânia, já que o governo precisará articular de forma mais clara sua posição sobre esse assunto”, adicionou Khomyakov.
Por fim, vale lembrar que a Rússia, em guerra com a Ucrânia, também estaria querendo criar sua reserva estratégica de Bitcoin. De início, o país usaria criptomoedas apreendidas em processos criminais, assim como está fazendo os EUA.
Devido à velocidade no qual o mundo das criptomoedas se move, a agilidade da aprovação de leis pode ser crucial para um país obter vantagem sobre outros nessa teoria dos jogos.