União Europeia deve banir as criptomoedas, diz Banco Central da Hungria

Gerd Matolci, presidente do Banco Nacional Húngaro, propôs a proibição total de todas as operações de negociação e mineração de criptomoedas na União Europeia.

O presidente do Banco Central da Hungria propôs a proibição total de todas as operações de negociação e mineração de criptomoedas na União Europeia. O presidente do banco se referiu à recente proibição de criptomoedas da China em um artigo publicado pelo banco central da Hungria, intitulado “É hora de proibir o comércio e a mineração de criptomoedas na UE”.

György Matolcsy acredita que toda a Europa deve seguir a China e proibir a mineração e o comércio de criptomoedas. O político e economista húngaro também citou o recente movimento do Banco Central da Rússia, que pedia a proibição total das criptomoedas na Federação Russa.

“Concordo totalmente com a proposta e também apoio a visão do regulador financeiro sênior da União Europeia de que a UE deve proibir a mineração usada para produzir novos bitcoins.”

Motivação

O presidente do banco central húngaro acredita firmemente no potencial das criptomoedas para “servir atividades ilícitas e esquemas de pirâmide em geral”.

Ele também destacou as preocupações expressas pelo banco central russo de que o valor de mercado das criptomoedas é impulsionado pela “demanda especulativa de crescimento futuro que cria bolhas”.

“As criptomoedas podem ser usadas para atividades ilegais e incentivar a criação de esquemas de pirâmide. O banco central russo diz com razão que ‘o crescimento e o valor de mercado das criptomoedas são determinados principalmente pela demanda especulativa, que cria bolhas’. A União Europeia deve agir em conjunto”, disse ele em comunicado.

Perigo para economia

Segundo o chefe do Banco Central húngaro, as criptomoedas são “um perigo para a economia do país”. Como alternativa, ele sugeriu que os residentes da UE façam transações com criptomoedas no exterior e que os reguladores do país acompanhem essas transações.

“Cidadãos e empresas da UE poderão possuir criptomoedas no exterior e os reguladores monitorarão seus ativos.”

Uma proposta semelhante foi feita por autoridades suecas em novembro de 2021. A Autoridade de Supervisão Financeira Sueca (FI) acredita que a mineração de criptomoedas é prejudicial para o meio ambiente e desperdiça muita eletricidade.

Hungria e Bitcoin

Lembre-se que em setembro de 2021, uma estátua do criador do bitcoin Satoshi Nakamoto foi erguida em Budapeste, na Hungria.

A escultura mostra a metade superior de uma pessoa sem rosto vestindo um moletom com o logotipo do Bitcoin. Debreceny Barnabas, CEO da exchange de criptomoedas húngara Shinrai, foi um dos muitos empreendedores de criptomoedas que falaram na cerimônia:

“Satoshi Nakamoto criou um dinheiro independente, livre de quaisquer intermediários que dá soberania financeira às pessoas. Colocamos esta estátua para nos lembrar que a coragem é uma virtude. Precisamos continuar sonhando alto.”

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias