Discussão sobre próxima atualização do Bitcoin já dura meses.
Nick Szabo, criador do ‘bit gold’, recomendou nesta quarta-feira (8) que seus seguidores usem o Bicoin Knots ao invés de atualizar o Bitcoin Core para a v30.
A influência do desenvolvedor sobre a criação do Bitcoin é tão grande que algumas pessoas acreditam que ele seja o próprio Satoshi Nakamoto. Portanto, isso explica porque sua opinião possui tanta relevância.
Szabo voltou às redes sociais no mês passado após um hiato de 4 anos e desde então está focado em discussões sobre a próxima atualização do Bitcoin.
Nick Szabo já havia comentado sobre o polêmico recurso que eliminará os limites do campo OP_RETURN com a chegada do Bitcoin Core v30.
Embora tenha afirmado que ainda não havia escolhido uma posição, e que estava somente analisando o problema, seus textos deixavam pistas de que ele era contra essa atualização.
Em tuíte publicado nesta quarta-feira (8), o desenvolvedor do ‘bit gold’ acabou com as dúvidas da comunidade ao escolher um lado dessa discussão.
“Como uma medida (esperançosamente) temporária, rode o Knots. Recomendo fortemente não atualizar para o Core v30.”
Respondendo aos seus seguidores, Szabo apontou que “até o Core v30, o Bitcoin nunca teve um recurso intencionalmente projetado para hospedar conteúdo não financeiro”, ou seja, imagens e outras informações sem ligação com o Bitcoin.
Outros lembraram que o campo OP_RETURN foi introduzido em 2014 para hospedar pequenos textos, antes adicionados por meio de endereços.
Sua principal preocupação seriam questões jurídicas. Isso porque uma pessoa poderia armazenar um conteúdo ilegal na rede do Bitcoin e, devido ao seu modelo, esses dados não podem ser apagados e ficarão ali para sempre.
“Embora aplicativos já possam colocar dados em outras partes do Bitcoin, esse aumento [do limite do OP_RETURN] envia um sinal que convida mais desses dados — sem adicionar salvaguardas que permitam aos operadores de nós arquivistas excluir de forma não disruptiva conteúdos ilegais, pelos quais frequentemente seriam responsabilizados criminalmente”, explicou Szabo.
Até pouco tempo atrás, poucos nomes de peso estavam contra essa atualização, sendo Luke Dashjr um dos únicos. Além da adição do nome de Szabo, agora também já existem listas de pessoas com conhecimento técnico.
O ponto de vista de Nick Szabo não é compartilhado por todos. Um dos exemplos é Adam Back, criador do Hashcash e outro forte candidato a ser Satoshi Nakamoto.
“Você prestou atenção ao fato de que é possível armazenar imagens contíguas no Taproot, também de forma oculta? Ou isso também virou emoção sobre lógica para você”, disse Back para Szabo.
“Isso não convida spam. Os desenvolvedores vêm combatendo spam desde 2010. Eu escrevi uma resposta em 17 partes aos seus argumentos semelhantes anteriores, se você tiver refutações? Além disso, você está aconselhando as pessoas a usarem o Knots, que possui múltiplos problemas de segurança. Péssimo conselho.”
Por fim, se até mesmo os dois “avôs do Bitcoin”, com décadas de conhecimento sobre o tema, possuem opiniões diferentes sobre o tema, isso mostra a complexidade em torno dessa discussão.
Comentários