Vanguard planeja liberar acesso a ETFs de Bitcoin para clientes, dizem fontes

Gestora é uma das últimas gigantes que não vê o Bitcoin como um ativo alternativo em portfólios

A Vanguard, gestora com US$ 11 trilhões em ativos sob gestão, estaria considerando permitir que seus clientes tenham acesso a ETFs de Bitcoin e outras criptomoedas. As informações foram publicadas pelo Crypto In America, citando fontes próximas.

Como comparação, a BlackRock também possui US$ 11 trilhões em AUM. No entanto, as duas gestoras optaram por trilhar caminhos opostos.

Enquanto a BlackRock lançou um ETF de Bitcoin e outro de Ethereum, dois sucessos incontestáveis, a Vanguard proibiu que seus clientes negociassem criptomoedas, ameaçando até mesmo fechar as suas contas.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Vanguard pode estar prestes a se dar como vencida

Um levantamento feito pelo Livecoins em julho apontou que a Vanguard era uma das principais acionistas em diversas empresas do setor cripto. Como exemplo, a gestora aparecia como principal acionista da Strategy, maior detentora de Bitcoin do mundo.

Outros exemplos onde a Vanguard aparece no topo são a mineradora Riot, a corretora Coinbase, e a Block, empresa de Jack Dorsey com 8.692 bitcoins em caixa.

Além de seu AUM gigante, outra explicação para isso é que conforme seus clientes não podem comprar Bitcoin diretamente ou via ETFs, eles estariam buscando exposição através de empresas.

Segundo fontes do Crypto In America, essa visão anti-Bitcoin pela Vanguard está prestes a mudar.

“Eles [Vanguard] estão sendo muito metódicos em sua abordagem, entendendo que a dinâmica vem mudando desde 2024”, disse uma fonte anônima ao Crypto In America.

Embora não vá lançar seus próprios ETFs de criptomoedas, a gestora planeja liberar acesso aos seus clientes para investir em fundos de terceiros, como da BlackRock.

“Vanguard planeja acesso a ETFs de cripto para clientes de corretora.”

“A segunda maior gestora de ativos do mundo, Vanguard, está se preparando para permitir acesso a ETFs de criptomoedas em sua plataforma de corretagem, segundo uma fonte familiarizada com o assunto”, comentou Eleanor Terrett, jornalista que conversou com a fonte acima.

Executivos da gestora já distribuíram diversas críticas ao Bitcoin

Enquanto diversos players demoraram para entender o Bitcoin, a Vanguard é uma das gigantes que ainda não deu o braço a torcer. Num passado não muito distante, executivos da gestora dispararam diversas críticas à criptomoeda.

Como exemplo, Burton Malkiel, que passou 29 anos na direção da Vanguard, afirmou que “muitas pessoas vão se machucar com o Bitcoin”.

Também em março de 2024, Tim Buckley, então CEO da Vanguard, disse que o Bitcoin é “muito volátil e não é uma reserva de valor”, notando que a criptomoeda despencou junto a outros ativos durante momentos de crises. Seu cargo hoje é ocupado por Salim Ramji, reconhecido como um defensor do Bitcoin pela comunidade.

Por fim, o sucesso de sua rival BlackRock, bem como os avanços regulatórios nos EUA, podem estar por trás dessa possível mudança de pensamento. Devido ao tamanho da gestora, é possível que isso também influencie no preço do Bitcoin.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias