A Vanguard, gestora com US$ 11 trilhões em ativos sob gestão, estaria considerando permitir que seus clientes tenham acesso a ETFs de Bitcoin e outras criptomoedas. As informações foram publicadas pelo Crypto In America, citando fontes próximas.
Como comparação, a BlackRock também possui US$ 11 trilhões em AUM. No entanto, as duas gestoras optaram por trilhar caminhos opostos.
Enquanto a BlackRock lançou um ETF de Bitcoin e outro de Ethereum, dois sucessos incontestáveis, a Vanguard proibiu que seus clientes negociassem criptomoedas, ameaçando até mesmo fechar as suas contas.
Vanguard pode estar prestes a se dar como vencida
Um levantamento feito pelo Livecoins em julho apontou que a Vanguard era uma das principais acionistas em diversas empresas do setor cripto. Como exemplo, a gestora aparecia como principal acionista da Strategy, maior detentora de Bitcoin do mundo.
Outros exemplos onde a Vanguard aparece no topo são a mineradora Riot, a corretora Coinbase, e a Block, empresa de Jack Dorsey com 8.692 bitcoins em caixa.
Além de seu AUM gigante, outra explicação para isso é que conforme seus clientes não podem comprar Bitcoin diretamente ou via ETFs, eles estariam buscando exposição através de empresas.
Segundo fontes do Crypto In America, essa visão anti-Bitcoin pela Vanguard está prestes a mudar.
“Eles [Vanguard] estão sendo muito metódicos em sua abordagem, entendendo que a dinâmica vem mudando desde 2024”, disse uma fonte anônima ao Crypto In America.
Embora não vá lançar seus próprios ETFs de criptomoedas, a gestora planeja liberar acesso aos seus clientes para investir em fundos de terceiros, como da BlackRock.
“Vanguard planeja acesso a ETFs de cripto para clientes de corretora.”
“A segunda maior gestora de ativos do mundo, Vanguard, está se preparando para permitir acesso a ETFs de criptomoedas em sua plataforma de corretagem, segundo uma fonte familiarizada com o assunto”, comentou Eleanor Terrett, jornalista que conversou com a fonte acima.
🚨SCOOP: Vanguard Eyes Crypto ETF Access for Brokerage Clients
The world’s second-largest asset manager, @vanguard, is preparing to allow access to crypto ETFs on its brokerage platform, according to a source familiar with the matter.https://t.co/MDOft0PLXN
— Eleanor Terrett (@EleanorTerrett) September 26, 2025
Executivos da gestora já distribuíram diversas críticas ao Bitcoin
Enquanto diversos players demoraram para entender o Bitcoin, a Vanguard é uma das gigantes que ainda não deu o braço a torcer. Num passado não muito distante, executivos da gestora dispararam diversas críticas à criptomoeda.
Como exemplo, Burton Malkiel, que passou 29 anos na direção da Vanguard, afirmou que “muitas pessoas vão se machucar com o Bitcoin”.
Também em março de 2024, Tim Buckley, então CEO da Vanguard, disse que o Bitcoin é “muito volátil e não é uma reserva de valor”, notando que a criptomoeda despencou junto a outros ativos durante momentos de crises. Seu cargo hoje é ocupado por Salim Ramji, reconhecido como um defensor do Bitcoin pela comunidade.
Por fim, o sucesso de sua rival BlackRock, bem como os avanços regulatórios nos EUA, podem estar por trás dessa possível mudança de pensamento. Devido ao tamanho da gestora, é possível que isso também influencie no preço do Bitcoin.