Luke Dashjr, desenvolvedor do Bitcoin. Fonte: Ocean/Reprodução.
Luke Dashjr, um dos desenvolvedores mais antigos do Bitcoin, estaria planejando um hardfork da rede. Ao menos é isso que um vazamento de conversas publicadas pelo The Rage na última quinta-feira (25).
A polêmica gira em torno da remoção dos limites do campo OP_RETURN, mudança que será implementada na próxima atualização do Bitcoin Core. Dashjr é o único entre os desenvolvedores mais importantes que é contra a ideia.
Ainda em junho, o desenvolvedor afirmou que “se não resolvermos isso, o Bitcoin não vai sobreviver”. Portanto, o hardfork, na sua visão, poderia ser uma salvação do Bitcoin.
A ideia de que estamos prestes a ver mais uma divisão na rede do Bitcoin vem ganhando espaço nos últimos meses tanto pelo descontentamento de parte da comunidade com a próxima grande atualização do Bitcoin Core, bem como pelo crescimento do Bitcoin Knots.
Cobra, dono do site Bitcoin.org, afirmou recentemente que “só um novato tentaria fazer um hard fork do Bitcoin”, destacando que Luke Dashjr “já viu de tudo” e “não tentaria algo tão estúpido”.
O maior exemplo disso é a guerra do tamanho dos blocos, que deu origem ao Bitcoin Cash (BCH), hoje esquecido pelo mercado.
No entanto, conversas vazadas pelo The Rage mostram que Dashjr estaria interessado em um hardfork.
“Não tenho certeza se estarei livre antes de novembro, estou ocupado demais tentando salvar o Bitcoin”, disse Dashjr em uma conversa vazada.
“Estou tentando elaborar estratégias de mitigação para o risco de que CSAM seja minerado — então, meu pensamento é: depois que um bloco for identificado como contendo CSAM, marcar aquela transação e usar uma ZKP para ela”, continuou o desenvolvedor. “Tecnicamente seria um hard fork, mas como está enterrado, deve ser seguro.”
Poucas mensagens depois, ele afirma que “agora mesmo as únicas opções seriam o Bitcoin morrer ou termos que confiar em alguém… ZKP é estritamente melhor”.
Na conversa, CSAM é a sigla inglesa para Material de Abuso Sexual Infantil, já ZKP significa Zero-Knowledge Proof.
Em outra captura de tela vazada pelo The Rage, Dashjr sugere estar buscando meios legais para barrar a remoção dos limites do OP_RETURN, que facilitaria a inserção de dados arbitrários no Bitcoin.
“[O advogado da OCEAN] acha que é melhor a carta não ser percebida como vindo de nós, então acho que ele está realmente se afastando disso”, disse o desenvolvedor.
O nome da contraparte dessas conversas não foi revelado. Já o The Rage afirma que verificou a autenticidade das capturas de tela via vídeo.
A jornalista L0la L33tz, do The Rage, entrou em contato com Luke Dashjr para obter uma declaração sobre as conversas.
Como resposta, o desenvolvedor questionou se ela estava “escrevendo um artigo baseado em mentiras completamente infundadas?”
Tal abordagem está sendo frequentemente usado por Dashjr nas redes sociais. Em discussões, a palavra “mentiras” (lies, em inglês) é uma das preferidas do desenvolvedor para se defender de ataques.
Por fim, até mesmo aqueles que são contra uma nova divisão na rede apoiam esta ideia de certa forma. Isso porque todos receberiam “moedas de graça” do novo fork, assim como aconteceu com o BCH, podendo vendê-las para comprar mais bitcoins.
Comentários