A Visa, gigante mundial de processamento de pagamentos, anunciou uma nova plataforma para que seus parceiros permitam que seus clientes comprem Bitcoin e outras criptomoedas. A empresa que sempre foi vista como um inimigo da comunidade das criptomoedas resolveu mudar de postura e parece estar se tornando uma aliada, assim como fez o PayPal.
A nova plataforma da Visa pretende ajudar seus parceiros a oferecerem serviços de compra e venda de bitcoins e criptomoedas, assim, clientes da Visa que quiserem oferecer este serviço poderão faze-lo por meio do novo serviço da gigante dos pagamentos.
“Decidimos fazer da Visa a ponte entre as moedas digitais e nossa rede global de 70 milhões de comerciantes e hoje somos a rede líder em carteiras de criptomoedas com 35 plataformas escolhendo a Visa”, disse Jack Forestell, diretor de produtos da Visa.
O banco digital First Boulevard é o primeiro banco a participar do piloto, mas a Visa publicou uma lista de espera para outros bancos.
Moeda digital da Visa
A empresa disse que o desenvolvimento do novo serviço marca a próxima fase da estratégia da Visa de criar uma moeda digital própria – focada na expansão do papel da empresa como uma “rede de redes”.
“Com este programa piloto, queremos estender o valor do Visa para nossos clientes de fintechs e instituições financeiras, fornecendo uma ponte fácil para ativos digitais e redes blockchain.”
“O novo pacote de APIs de criptomoedas da Visa permitirá aos seus clientes comprar, custodiar e negociar ativos digitais”
A custódia de bitcoins e outras criptomoedas será feita pela empresa Anchorage, que no mês passado se tornou o primeiro “banco de ativos digitais” nacional dos EUA a receber aprovação do Escritório Controlador da Moeda dos EUA (OCC)
“O programa piloto da API Visa Crypto permitirá que os clientes “se conectem facilmente à infraestrutura fornecida pelo parceiro da Visa, Anchorage, um banco de ativos digitais apoiado pelo governo federal, para permitir que seus clientes comprem e vendam ativos digitais, como Bitcoin, como um investimento em suas experiências de consumo existentes ”, disse a Visa em nota à imprensa.
A Visa, portanto, vai criar uma ponte entre os bancos e os clientes, permitindo que seus mais de 70 usuários pelo mundo comprem, vendam e guardem Bitcoin na rede Visa.