O WhatsApp Business baniu a conta de um P2P de bitcoin brasileiro após classificar sua atividade como “jogos de azar”. A versão do aplicativo de mensageria que conecta bilhões de pessoas diariamente é
Sem avisar o P2P com antecedência, o serviço ligado à Meta acabou com sua conta sem muitas explicações. Após o banimento, o Michel P2P relata que agora só pode utilizar a versão comum do WhatsApp, e não mais a comercial.
“Definimos jogos de azar e apostas online como qualquer produto ou serviço em que algo de valor monetário é incluído como parte da entrada ou do prêmio. O valor monetário inclui, entre outros, dinheiro ou moedas digitais como o Bitcoin“, diz o WhatsApp Business em sua página de regras.

“Pagava pelo WhatsApp Business Premium e quando precisei de suporte não tive”, lamenta P2P de bitcoin brasileiro ao ter conta banida sem explicações
Em conversa com o Livecoins, Michel Lopes Del Sent lamentou a ocorrência. No Brasil, ele é considerado um dos maiores P2P de bitcoin e criptomoedas do Brasil.
“O WhatsApp definiu Bitcoin como jogo de azar, mas eu não entendi eles banirem minha conta sem muitas explicações“, diz o profissional.
Michel ainda conta que utilizava o serviço desde a chegada ao Brasil e ainda contava com a versão Premium do WhatsApp Business. De acordo com ele, ele tinha um custo mensal de mais de R$ 50,00 para sua conta derrubada.
Contudo, quando precisou de algum suporte para sua conta, ele recebeu apenas “um spam de bots de respostas automáticas“, sem informações claras e nem chance para que ele entendesse melhor o problema.
Para a reportagem, ele mostrou que recebeu mensagens por quase 20 minutos em seguida, sem que pudesse contestar.

WhatsApp fez a limpa em perfis falsos, mas indica que alguns sérios podem ter se prejudicado
Em maio de 2025, a Meta divulgou um estudo sobre os novos golpes online via redes sociais do grupo, como WhatsApp, Instagram e Facebook.
Na ocasião, mais de 23 mil contas de todas as empresas acabaram banidas das redes sociais, por prováveis ações maliciosas online.
Contudo, o recente caso de Michel mostra que os banimentos também podem ter afetado quem empreende seriamente no mercado de criptomoedas, ainda que as políticas da empresa tenham citado bitcoin como jogos de azar.
O Livecoins não conseguiu conversar com o WhatsApp sobre o problema do P2P brasileiro, mas o espaço segue em aberto para manifestações.