A Wikipedia é uma das enciclopédias mais utilizadas no mundo, a plataforma é gratuita e é um dos sites mais acessados em vários países, a empresa Wikimedia que administra o site aceita doações também em criptomoedas.
A empresa não possui fins lucrativos, mas a sua operação tem um custo alto para funcionar, e é neste sentido que as doações se fazem necessárias.
As opções para usuários realizarem doações eram apenas via cartão de crédito, PayPal, Amazon Payments e agora será possível enviar Bitcoin (BTC) e BitcoinCash (BCH). A novidade chegou através de uma parceria com a empresa de gateway de pagamentos BitPay, que irá receber as criptomoedas e repassar para a Wikimedia sua parte.
De acordo com Sonny Singh, diretor comercial da Bitpay, “como as taxas de processamento de criptomoedas são mais baratas do que as bancárias, haverá mais recursos para a caridade”. A empresa já apoiou outras empresas sem fins lucrativos antes.
O conteúdo presente na Wikipedia é escrito pela própria comunidade, não sendo os escritores remunerados por sua atividade. A auditoria do conteúdo também possui participação dos usuários para que a plataforma fique cada vez mais confiável.
Mesmo assim, em um levantamento de novembro de 2016 a BI disse que mesmo o website atuando sem fins lucrativos, era necessário manter a infraestrutura de funcionamento e que na medida que mais páginas são criadas, mais caro o custo para manter o site fica. Além disso, de acordo com a reportagem feita na época, a empresa precisa manter um caixa para caso passe por necessidades financeiras.
Cabe o destaque que a Wikimedia já havia aceitado doações pela Coinbase, mas agora mudou a forma do aceite recentemente e com a nova altcoin BCH sendo uma opção a mais.
O Bitcoin, e várias outras criptomoedas, tem ajudado com doações muitas famílias venezuelanas e várias pessoas que perderam bens em tragédias como a de Brumadinho ocorrida em janeiro de 2019, sendo o aceite da Wikipedia algo natural de acontecer para várias empresas nos próximos anos.
Uma operação brasileira chamada Serenata de Amor, que denuncia políticos corruptos por um Bot no Twitter chamado @rosiedaserenata, também aceita o Bitcoin como doação. Em contato com o Livecoins pelo Facebook no dia 15 de janeiro de 2019, a empresa disse que “Desde o começo é aceito o Bitcoin. Para nós, é uma moeda válida assim como tantas outras, e que alguns de nós usamos no dia-a-dia, assim como também é uma opção a mais para os doadores”.
Para muitos, o caráter do Bitcoin de dar força a causas que os bancos nunca teriam coragem de assumir, poderia causar espanto, mas essa é uma das forças de um projeto descentralizado e que não tem governo por trás.