O World Economic Forum (WEF) é uma instituição sem fins lucrativos famosa pelas reuniões de líderes globais em Davos (Suíça). No ano de 2019, a temática blockchain não foi o maior destaque do evento. Entretanto, no último dia 16 de julho, a WEF publicou um estudo que mostra o valor da blockchain para seu negócio.
Isso porque, os analistas responsáveis pelo estudo, analisaram a tecnologia blockchain em vários setores. Após um profundo estudo dos dados, um relatório completo foi a público pelo WEF.
WEF apresentou o valor da blockchain aplicada à qualquer negócio, de diferentes setores!
Certamente o foco do WEF é ajudar empresas e governos em sua caminhada pela inovação. Com isso, o WEF disponibilizou um estudo sobre blockchain, contendo 17 páginas. Além disso, a Accenture Research colaborou com a criação deste conteúdo.
Intitulado “Construindo Valor com a Tecnologia Blockchain”, o estudo buscou valorar essa inovação em negócios. Certamente, o estudo utilizou como metodologia a análise setorial. Para isso, foram analisados 13 indústrias e 79 projetos blockchains. Além disso, foram realizadas cerca de 550 entrevistas como coleta de dados.
Entretanto, chamou atenção que transações peer-to-peer, privacidade e criptomoedas não foram foco deste estudo. O Bitcoin (BTC), citado como “talvez melhores aplicações da tecnologia”, não foi alvo do WEF.
Empresas que querem mensurar o valor da tecnologia blockchain em seu negócio, podem utilizar este estudo do WEF
De acordo com a WEF, há um caminho para adotar a tecnologia blockchain nas empresas. Isso porque, há casos em que a mesma não é necessária. Com isso alguns passos devem ser analisados, como:
- O que é blockchain?
- Como utilizar essa tecnologia?
- Qual valor ela poderá trazer ao negócio?
- Poderá escalar?
- Pode ser utilizada para transformar indústrias/negócios?
- É possível criar novos produtos ou mercados?
A WEF apontou que as empresas certamente estão de olho na tecnologia blockchain. Isso porque, já são quase U$ 2,9 bilhões gastos em 2019, com estimativas de aporte de até U$ 12,4 bilhões até 2022. Além disso, 57% dos que responderam a pesquisa mostraram acreditar que suas empresas deveriam implementar a tecnologia blockchain.
Certamente, para quem acredita que apenas empresas estão de olho na blockchain muito se engana. De acordo com o WEF, cerca de 40 bancos centrais estão de olho na blockchain. Além disso, conforme noticiado pelo Livecoins, no Brasil a blockchain está sendo analisada pelo Banco Central.
Vantagens da blockchain por setor
Após as empresas considerarem o “caminho para adoção blockchain”, o próximo passo seria analisar o setor. Para isso o WEF criou um infográfico (figura 2) que ilustra os dados obtidos através das empresas analisadas.
Cabe o destaque que dos 13 setores analisados, poucos tiveram uma grande vantagem com a tecnologia blockchain de acordo com o WEF.
Finalmente, a conclusão é que as empresas devem tomar tempo para compreender esta tecnologia. Além disso, considerar de forma realística as expectativas, assim como alinhar esta com as estratégias prioritárias. O WEF ainda considerou que as empresas devem estudar sua realidade e se aproximar de maneira ágil se for este o desejo.