A XRP, criptomoeda centralizada criada pela Ripple vem conquistando o status de moeda digital mais odiada do mundo. Um relatório recente da Messari, empresa de análise respeitada no mercado publicou um relatório de 134 páginas onde classifica a XRP como um “lixo”.
O tipo de linguagem causa estranheza porque a Messari é uma empresa altamente conceituada e respeitada, sendo inclusive, base de informações para grandes sites de notícias, como a Forbes, Bloomberg e outras gigantes.
A empresa tem 18 investidores devido a seu serviço de análise considerado um dos melhores do mercado.
“XRP é um lixo, só novato estúpido compra”
A Messari não foi a única empresa a atacar a XRP recentemente, na semana passada um dos mais famosos desenvolvedores do Bitcoin, Adam Back, também falou sobre o ativo, chamado a moeda digital de “golpe”.
Para a Messari, a XRP é um “lixo tóxico” e “só novatos estúpidos compram”, pois a moeda é centralizada e antigos detentores estão despejando no mercado.
“Não acredito que tenho que escrever sobre esse monte de merda”, começa o texto, “XRP e XLM foram pumpadas (manipuladas) em novembro, porque são moedas antigas que os traders estão à frente com base na crença de que esses ativos têm ‘poder de permanência’ e baixo valor nominal, os preços vão atrair novatos estúpidos o suficiente para comprá-los.”, diz o fundador da Messari, Ryan Selkis.
Em relação as criptomoedas que são cópias do bitcoin, como o Bitcoin Cash e o Bitcoin SV, a Messari classificou como “Inúteis”.
“Bitcoin Cash só tem brigas internas e mais cópias, a moeda se tornou uma novela estrelada por pessoas anteriormente importantes do mercado. O BCH teve sua chance em 2017, mas esbarrou no teto e agora não significa nada. Você perdeu. Bom dia, senhores.”
O relatório também ataca outras criptomoedas, como todos os forks do Bitcoin, isso é, cópias da moeda digital, a Litecoin e Ethereum Classic.
Como era de se imaginar, a repercussão foi alta, com a Bitstamp, patrocinadora da Messaria, pedindo desculpas pela linguagem “ofensiva” do relatório:
“Não fizemos uma revisão completa no relatório de mais de 130 páginas antes de sua publicação. Isso é por nossa conta, deveríamos ter feito melhor.”
2/3 We did not complete a thorough enough review of the 130+ page report before it was published. This is on us, we should have done better.
— Bitstamp (@Bitstamp) December 9, 2020
Apesar de a linguagem da Messari estar sendo criticada, a opinião tem sido apoiada por diversos analistas do mercado.
Com o surgimento do Bitcoin, diversas empresas criaram moedas que não possuem utilidade real a não ser o que o próprio Bitcoin já faz.
Confira a página do relatório abaixo. Ou baixe aqui.