Aparentemente a moeda do Facebook, chamada de Libra, voltou “aquecer os motores” para tentar avançar o projeto e alcançar o tão aguardado lançamento depois de tantos problemas. Agora, Mark Zuckerberg tocou em um assunto que muitos estavam se questionando: Como a Libra vai gerar receita para o Facebook?
Desde que o projeto foi anunciado, sempre foi informado que não existiram taxas escondidas para as transações e nenhum tipo de cobrança para manter uma carteira da moeda.
Alguns começaram a especular sobre como a Libra então daria dinheiro ao Facebook, já que a empresa não criaria o projeto sem ter lucro em mente e eles afirmam que não ganharão com a venda de dados para outras empresas.
A resposta veio de uma apresentação que Mark fez para os acionistas do Facebook, onde o CEO explicou é que a ideia é que a moeda digital aumente o lucro com propagandas na plataforma através do incentivo do e-commerce da gigante das redes sociais.
Mark explicou que o Facebook funciona através de um sistema de lance para as propagandas exibidas na plataforma, similar ao Google Ads. É a loja ou a empresa que determina o quanto ela quer pagar pela propaganda baseado no quanto ela quer que a ação seja efetiva.
Atualmente, ao clicar em uma propaganda de um produto ou serviço, é preciso utilizar os métodos e pagamento tradicionais, o que pode desincentivar a compra.
Já com a revolução da Libra, Facebook Shops e Facebook Pay, Zuckerberg acredita que os clientes vão estar muito mais dispostos a concluir uma compra ou contratar um serviço se a forma de pagamento for mais rápida e prática, feita diretamente na plataforma.
“Quando oferecemos ferramentas adicionais, seja o Facebook Shops, ou métodos de pagamento como a Libra e o Facebook Pay, um comércio se torna mais efetivo para empresas (…) Um cliente vai estar muito mais disposto a comprar algo depois de clicar em uma propaganda caso ele tenha formas de pagamento que funcionam na própria plataforma.”
Melhorando o dinamismo do comércio do Facebook, as propagandas, em teoria, se tornariam muito mais atrativas para as empresas, que poderiam pagar ainda mais para ter um espaço de publicidade na rede social.
“Então basicamente se torna algo mais atraente para as empresas poderem dar lances mais altos paras a propagandas e então veremos um aumento nos preços para publicidade de forma geral.”
Libra continua tentando encontrar alívio legal para seu lançamento
A moeda digital do Facebook foi um importante marco em 2019, após o seu lançamento, os bancos centrais de todo o mundo voltaram a atenção para as moedas digitais e o quanto elas podem impactar o setor financeiro tradicional.
Alguns acreditam que o Yuan digital foi acelerado por causa da ameaça que o Facebook pode oferecer a soberania financeira de um país.
No entanto, o projeto do Facebook teve que passar por uma série de questionamentos e escrutínio que acabou empacando todo o avanço da ideia, fazendo o Facebook perder vários parceiros da Associação Libra.
Por enquanto, o projeto vai alterando alguns de seus elementos para tentar encontrar uma posição em que os governos se tornem confortáveis com a sua existência e possível lançamento.