Certamente o Bitcoin tem chamado a atenção pela sua valorização em 2019, mas está longe do cenário que alguns imaginam. Isso porque, para os entusiastas da moeda digital, o Bitcoin poderá ter mais valor que um Bilhão de Reais.
História do Real é recente e moeda brasileira ainda é muito instável
O plano real foi lançado em 1994, fazendo cerca de 25 anos em 2019. Estima-se que o valor do real, desde sua criação, tenha perdido mais de 430% até 2016. Atualizando para 2019, certamente este número já foi superado, indicando que o poder de compra dos brasileiros já não é o mesmo.
Além disso, ao comparar o Real com a moeda norte-americana, o Dólar (USD), novamente o cenário é desanimador. Segundo um levantamento de abril de 2018, quando o USD ainda valia R$ 3,48, o Real era a oitava moeda que mais perdia valor no mundo.
Analisando dados recentes de 2019, a valorização do Dólar frente ao Real já forçou o governo a intervir nos preços. Além disso, têm preocupado economistas a ideia de criar uma moeda Brasil-Argentina.
Valor do Bitcoin tem crescido nos últimos anos, mas pode passar um bilhão de reais em algum momento?
Certamente, comprar Bitcoin ainda é uma aposta de muitos, que também acompanham o ouro para proteção de patrimônio. Isso porque, em um cenário de incerteza, em que uma crise financeira pode estourar, manter o poder de compra é essencial para se viver.
Pelo Twitter, Rhythm, lançou no dia 10 de junho um debate em relação ao poder de compra do Bitcoin. O usuário do microblog disse que nos EUA com U$ 2,4 milhões uma pessoa é considerada rica.
Entretanto, com 10 mil bitcoin há quase uma década no passado era possível comprar apenas duas pizzas. Atualmente, com 10 BTCs, já é possível comprar um bom carro, de acordo com Rhythm. Na cotação do Bitcoin hoje, 10 bitcoins dariam cerca de R$ 309 mil, ou seja, um belo de um carro. O entusiasta afirmou que em uma década no futuro, ter um Bitcoin será considerado ser uma pessoa rica.
https://twitter.com/Rhythmtrader/status/1138064838159151104
Finalmente, a comparação de Rhythm foi com o dólar, mas traçar um paralelo com a moeda brasileira pode deixar bem ilustrado o ponto central do debate. Certamente, quando for traçar seu planejamento de investimento de longo prazo, estude bastante sobre o Bitcoin para verificar se há espaço em seu portfólio.