Com o fim de 2019, o mercado de criptomoedas e Bitcoin já procura entender quais serão as tendências para 2020, ano que começa nos próximos dias. Algumas delas, esperadas para 2019, poderão ter sucesso já no próximo ano.
Certamente são esperadas muitas atividades de governos em prol das criptomoedas. O movimento de criação de moedas digitais feitas por países começou forte em 2019, podendo ter crescimento forte no próximo ano.
O Facebook, que possui sua criptomoeda Libra em fase de desenvolvimento, também deverá ter novidades ao mercado. Com isso, é esperado que mais empresas entrem nessa realidade com soluções de pagamentos entre países.
As principais tendências para o Bitcoin e mercado de criptomoedas para 2020
De acordo com o arquiteto blockchain Biser Dimitrov, as tendências para 2020 seguiram movimentos iniciados em 2019. Um dos 10 principais seria a criação de moedas digitais por governantes. O destaque poderia ser a moeda digital da China, que era esperada já para 2019, mas não chegou a se concretizar ainda.
Em outro ponto, o analista afirmou que a Libra será finalmente lançada pelo Facebook. A moeda digital da empresa, após inúmeros problemas com regulamentações e perda de parceiros, poderá ser lançada com limitações. Ou seja, aquele ambicioso projeto inicial poderá ser lançado com lapidações feitas por governantes.
Uma das esperanças dos entusiastas de Bitcoin era a aprovação de ETFs da moeda digital. Contudo, para Dimitrov ainda não será em 2020 que tal aprovação virá.
Na posição quatro da lista, Dimitrov afirmou que o ano de 2020 será o paraíso das stablecoins. Assim como foi em 2019, com a Tether tendo mais volume diário que o Bitcoin, o ano de 2020 poderá ver o mesmo cenário.
Na quinta posição o mercado de criptomoedas verá o crescimento das soluções DeFi. Com o crescimento do Capital de Risco (VC) associado às criptomoedas, novas soluções descentralizadas poderão ser financiadas para criar aplicações DeFi.
Privacidade, protocolos interligados e mais regulamentação
Dimitrov afirmou que em 2020 o Ethereum 2.0 continuará seu desenvolvimento. É esperado algum progresso no sentido do lançamento da solução, que é esperada pela comunidade.
Além disso, o analista afirmou que a solução sidechain do Bitcoin, a Lightning Network, terá um grande crescimento. Isso porque o desenvolvimento para essa rede tem estado em alta, com novas aplicações surgindo a cada dia.
Seguindo as tendências para o bitcoin e demais criptomoedas estará o crescimento das ferramentas ligadas a privacidade. Em outro ponto, Dimitrov afirmou que haverá um crescimento dos oráculos, como a Chainlink (LINK).
O analista ainda afirmou que os protocolos de blockchain passarão a ser mais interligados. Assim como em 2019 a Hyperledger se aproximou da Ethereum, em 2020 mais protocolos poderão conversar melhor entre si.
Por fim, o analista afirmou que a regulamentação do mercado de criptomoedas e Bitcoin estará entre as principais tendências. De fato, após a cidade de Wyoming considerar as moedas digitais em sua legislação, outras cidades dos EUA fizeram o mesmo. Com a regulamentação crescendo nos EUA, vários países deverão implementar de forma semelhante em breve.