A Rússia, uma das maiores potencias econômicas do mundo, está gastando boa parte de seu tempo tentando resolver a questão das criptomoedas. Tanto a câmara legislativa do país, a Duma, quanto o seu Banco Central estão debatendo o assunto há alguns meses.
Nesta última oportunidade, Andrey Logovoy, político russo, ameaçou prender todos os mineradores que ligarem seus equipamentos na rede elétrica do país sem devida autorização oficial, conforme relatado pelo Bitcoin.com.
A sua fala acontece enquanto a Rússia tenta legalizar o setor de mineração, embora enfrente pressão contrária do próprio BC que não quer admitir que o Bitcoin seja uma moeda simplesmente pelo fato de não possuir um emissor centralizado, como no caso das moedas fiduciárias.
Mineradores buscam abrigo
Após a China ter banido a atividade de mineração em suas terras, os mineradores precisaram mover seus equipamentos para outros países. Dentre os principais destinos estão os EUA, Cazaquistão, Canadá e, claro, a Rússia.
Devido ao grande consumo energético, estas instalações podem causar certos problemas para algumas regiões, como a falta de alimentação, fazendo com que países como Islândia barrem a entrada de novos mineradores.
Com isso, países como a Rússia estão buscando soluções para este problema, como a legalização da atividade. Com ela será possível cobrar impostos para tentar sufocar o setor e também gerar receita para o país.
Com isso, a fala de Andrey Logovoy sobre prender mineradores ilegais mostra que a Rússia irá monitorar o setor de perto, planejando evitar abusos daqueles que possam vir a tentar driblar o governo para obter mais lucros.
Rússia tem uma importante decisão pela frente
Hoje a Rússia conta com uma decisão difícil em suas mãos, apesar de poder banir a mineração como fez a China, o país está mais inclinado a legalizar o setor, embora isso possa significar sinal verde para o Bitcoin, o que o Banco Central da Rússia não quer.
Contudo, este é um dos setores mais lucrativos da indústria atual e um imposto, mesmo que pequeno, pode gerar boa receita para o país. Além disso, por ser um país frio, o calor dos equipamentos pode ser útil para aquecer propriedades.