A popularização dos jogos play to earn (P2E), onde os jogadores poderiam aparentemente ganhar dinheiro fácil está começando a sentir seus efeitos colaterais. A cada dia novos golpes com jogos de NFT estão surgindo, preocupando a comunidade.
Embora esta inclusão de uma economia real em jogos possa ser excelente, permitindo uma nova experiência e a participação de jogadores em lucros que antes só iriam para empresas, hoje este setor parece estar cada vez mais saturado de jogos ruins e golpes.
Nesta última ocasião, vale o destaque para o jogo Crab Master que, devido à uma parte do código de seu token, não permitia que os compradores do token conseguissem vendê-los. Além disso, para atrair mais pessoas, o preço dele era inflado pelos golpistas.
Jogos com NFT são o futuro
Primeiramente é preciso notar que a introdução dos jogos com NFT são uma evolução deste setor que é maior que o da música e do cinema juntos. Isso é tão verdade que até grandes estúdios como EA e Ubisoft já reconheceram que os NFTs estarão cada vez mais presentes no futuro.
Como exemplo, antes os jogadores precisavam comprar um jogo para jogá-lo, e este dinheiro acabava nas mãos dos desenvolvedores. Já com os NFTs, as pessoas podem revendê-los mais tarde, bem como participar de economias reais, em vez de moedas fictícias nos jogos. Os desenvolvedores, por outro lado, podem ganhar nas taxas de transações.
Em termos de cosméticos, como skins, agora com NFTs os jogadores podem ter uma maior transparência sobre a raridade de determinado item, por exemplo, bem como no seu histórico de compras e vendas.
Apesar dos benefícios que podem tornar jogos mais atrativos, grande parte da comunidade está apenas em busca de dinheiro e com isso os jogos de NFT começam a atrair golpistas.
Jogos com NFT são o futuro… dos golpes
Basta abrir um canal aleatório no YouTube falando sobre NFTs e a chance de você ouvir a frase “entre no começo” é alta. Independente se o jogo for uma porcaria, graficamente semelhante aos jogos de 1990, alguns arriscam seu dinheiro e até mesmo reputação neles.
O último exemplo é o Crab Master (CM) que após ter seu preço inflado, derreteu em poucos minutos. O golpe do CM é idêntico ao do Squid Games, que caiu para zero ao vivo, afinal ambos não permitiam que os detentores do token conseguissem vendê-los.
Apesar disso, haviam dois endereços de contratos diferentes neste caso. O acima, informado pelo site Playtoearn, e outro informado pelo próprio site do jogo, com o nome CoinToFish V2 — cuja “primeira versão” já havia aplicado um golpe. Independente de ter dois contratos, os gráficos são semelhantes e mostram uma queda abrupta.
Falando em site, logo após roubar todos os investidores, os desenvolvedores excluíram o seu site, bem como suas redes sociais. Ainda assim foi possível encontrar um vídeo sobre como era o Crab Game.
Embora jogos P2E pareçam ser sinônimos de renda passiva, eles requerem muito tempo, tanto para avaliação do projeto quanto para jogar. Em outras palavras, acaba virando um trabalho.
Ou seja, esqueça esses jogos que parecem, e muitas vezes são, pirâmides financeiras. Busque projetos cujo principal foco da equipe seja desenvolver um jogo atrativo, que divirta os seus usuários. Afinal, este é o objetivo dos jogos, a parte financeira é consequência.