Um deputado da Coreia do Sul quer ouvir o que o criador da Terra (LUNA) tem a dizer sobre o colapso de sua criptomoeda. Para isso, o parlamentar quer convocar Do Kwon para uma reunião no congresso local, onde deverá dar explicações sobre o caso.
Na última semana, a criptomoeda “estável” do ecossistema Terra, a TerraUSD (UST), perdeu sua paridade com o Dólar e viu entrar em ruína todo o projeto. A Terra (LUNA) também perdeu imenso valor, praticamente indo a zero no mercado de criptomoedas.
Essa situação catastrófica acabou levando prejuízo para milhares de investidores por todo o mundo. Como o criador é da Coreia do Sul, ele deverá ser ouvido pelas autoridades locais sobre o caso que lesou cerca de 300 mil pessoas no país.
Korea's conservative party requested to have a hearing about the Terra incident. The politician noted Korean exchanges each reacted differently to the crash. He wanted to invite both Do and the exchanges to learn more details. https://t.co/3ezNlTFzzP
— Doo | StableNode @Seoul (@DooWanNam) May 17, 2022
Deputado quer ouvir criador do LUNA após colapso da moeda e prejuízo bilionário
Como um projeto de stablecoin algorítmica, a moeda LUNA e suas derivadas vinha chamando atenção nos últimos anos. Com intenção de criar uma moeda estável descentralizada para um ecossistema crescente de DeFi, ela chegou a ganhar destaque ao ultrapassar grandes moedas do mercado, entrando no TOP 10 do market cap com a UST.
Com a queda da última semana, a LUNA deixou milhares de investidores sem grandes explicações. O CEO da criptomoeda apresentou um plano para reviver a moeda, mas pediu desculpas e não deixa claro se a resolução será possível ainda.
Agora, o deputado Yun Chang-hyun, parlamentar eleito em 2020 na Coreia do Sul, espera ouvir o criador da LUNA sobre o que ocasionou o problema da criptomoeda. Como Do Kwon é um cidadão sul-coreano, ele poderá ter de ir até o congresso prestar esclarecimentos em breve.
Vale lembrar que a legislação daquele país não prevê consequências para um problema com criptomoedas, logo, o criador da LUNA pode ter que explicar o caso apenas para fins de esclarecimentos.
Autoridade financeira já prepara novas regras ao setor
De acordo com o jornal sul-coreano Newspin, o Comissário do Serviço de Supervisão Financeira Jeong Eun-bo está atento ao que ocorreu com a LUNA e seu ecossistema.
Segundo ele, as leis da Coreia do Sul no molde atual inibem qualquer atuação do governo para remediar a situação. Contudo, ele entende ser necessário revisar as regras do mercado. Para isso, há um estudo sobre o caso LUNA, que pode embasar novas regras no Digital Asset Framework Act do país.
As estimativas é que os quase 300 mil sul-coreanos que detinham a LUNA estivessem em posse de bilhões investidos nela. Após o fim da criptomoeda, as principais corretoras do país deslistaram os pares de negociação dessa.