Robert Kiyosaki, o autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, revelou quantos bitcoins possui. Durante uma entrevista com a Kitco News na última quarta-feira (22), Kiyosaki afirmou que comprou a moeda digital em 2019, quando o ativo digital era negociado por 6 mil dólares.
De acordo com o guru das finanças pessoais, a desvalorização do dólar americano é resultado de más políticas de vários governos ao longo dos anos. Ele culpou os chamados gênios acadêmicos como Ben S. Bernanke, ex-presidente do Banco Central dos EUA, por destruir o dólar por meio de decisões monetárias equivocadas.
Kiyosaki disse que sua motivação para comprar Bitcoin veio da percepção de que quanto mais ele estudava, mais ele percebia que o bitcoin tinha sustentabilidade.
“Então, a razão pela qual as pessoas compram bitcoin é a mesma razão pela qual eu compro isso (moeda de ouro) e compro isso (moeda de prata) porque não confio nisso (dinheiro fiduciário)”, disse ele, segurando as referidas moedas e uma nota de 1 dólar.
Quantos bitcoins Robert Kiyosaki possui?
Robert Toru Kiyosaki é um empresário e autor americano. Ele é o fundador da Rich Global LLC e da Rich Dad Business. Como autor de um dos livros de finanças mais famosos do mundo, Kiyosaki sempre endossou as criptomoedas como meio de investimento e incentivou as pessoas a comprá-las.
Kiyosaki alertou repetidas vezes sobre uma crise financeira mundial chegando e pediu aos investidores que aproveitassem todas as oportunidades para comprar na baixa. “Todos os mercados vão colapsar: imóveis, ações, ouro, prata e bitcoin”, ele twittou.
Durante sua mais nova entrevista, Kiyosaki disse acreditar que ativos como Bitcoin oferecem sustentabilidade a longo prazo. De acordo com o autor, ele acumulou dezenas de bitcoins quando a criptomoeda caiu para cerca de US$ 6.000.
“Comprei 60 Bitcoins por US$ 6.000. <…> Quanto mais estou nisso, mais percebo que isso é sustentabilidade. Portanto, a razão pela qual as pessoas compram Bitcoin é a mesma razão pela qual eu compro isso (ouro e prata)”, disse Kiyosaki a Michelle Makori, da Kitco.
O educador financeiro projetou uma possível queda do Bitcoin, mas disse que continua otimista de que o ativo se recuperará. Da mesma forma, ele sustenta que uma queda no valor do Bitcoin oferece a ele uma oportunidade de acumular cada vez mais bitcoins.
Com base na classificação de detentores de Bitcoin, Robert Kiyosaki é considerado um “peixe” no mercado de criptomoedas, ele faz parte de um grupo de cerca de 1.4 milhão de pessoas que possuem entre 10 a 100 bitcoins.
- Camarão: menos de 1 BTC;
- Caranguejo: 1 a 10 BTC;
- Polvo: 10 a 50 BTC;
- Peixe: 50 a 100 BTC;
- Golfinho: 100 a 500 BTC;
- Tubarão: 500 a 1000 BTC;
- Baleia: >1000 BTC;
- Baleia-jubarte: >5000 BTC.
O grupo de Kiyosaki possui cerca de 4.7% do suprimento total de bitcoins, ou 4.426,084 bitcoins, de acordo com o site bitinfocharts.
Robert Kiyosaki sobre Bitcoin
Kiyosaki defende o Bitcoin como uma forma de diversificar o portfólio de investimentos e proteger o patrimônio contra a desvalorização do dólar e outras moedas fiduciárias.
Em várias entrevistas e publicações, Kiyosaki expressou sua crença de que o Bitcoin é uma forma de moeda segura e independente do controle dos governos e bancos centrais.
Ele acredita que o Bitcoin tem o potencial de se tornar uma reserva de valor alternativa e que seu valor pode aumentar significativamente à medida que mais pessoas o adotem.
No entanto, Kiyosaki também alerta para os riscos envolvidos no investimento em Bitcoin e outras criptomoedas.
Ele aconselha os investidores a fazerem sua própria pesquisa e análise antes de investir em criptomoedas e a não colocarem todos os seus ovos em uma única cesta.
Ele também alerta para a possibilidade de flutuações extremas de preços no mercado de criptomoedas e aconselha os investidores a estarem preparados para suportar as oscilações do mercado.