Em conferência realizada nesta segunda-feira (6), a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, respondeu a uma pergunta sobre o Silvergate, banco cripto que está com problemas financeiros e pode afetar outras empresas da indústria.
Segundo Jean-Pierre, a Casa Branca não apenas está ciente da situação como também já havia alertado reguladores previamente para que tomassem uma atitude em relação ao setor.
Em janeiro deste ano, por exemplo, a Casa Branca pediu para que reguladores tivessem mais poderes. Como destaque, afirmou que “a legislação não deve dar luz verde às instituições tradicionais para mergulhar de cabeça nos mercados de criptomoedas.”
Outro ponto citado neste documento publicado em janeiro é que os próprios bancos estavam tomando precauções. No entanto, como no caso do Silvergate, que tem as criptomoedas como base de seu negócio, isso não acontecia.
Casa Branca diz ter repetido aviso diversas vezes
Questionada se a Casa Branca está monitorando a situação do Silvergate, banco cripto que viu suas ações derreteram 45% na última quinta-feira (2), Karine Jean-Pierre apontou que a questão não é sobre o Silvergate, mas sim sobre todos os negócios ligados em criptomoedas.
“Não vamos comentar especificamente sobre o Silvergate, mas obviamente é apenas a mais recente empresa no campo de criptomoedas a enfrentar problemas significativos.”
Seguindo, Jean-Pierre nota que a Casa Branca está agindo preventivamente. No entanto, outros reguladores não parecem ter realizado muito sobre o assunto nos últimos meses.
“Nas últimas semanas, os reguladores bancários divulgaram diretrizes sobre como os bancos devem se proteger dos riscos associados às criptomoedas”, comentou Karine Jean-Pierre da Casa Branca. “Como você sabe, o presidente pediu repetidamente ao Congresso para que ele tomasse medidas para proteger os americanos do risco ligado aos ativos digitais”.
“Ele vai continuar fazendo isso. Portanto, não falaremos com essa empresa em particular, pois não falamos com outras empresas de criptomoeda. Mas continuaremos monitorando os relatórios e claramente estamos cientes da situação.”
Casa Branca está interessada em acabar com as criptomoedas
Além da pressão sobre bancos que trabalham com criptomoedas, a Casa Branca também já ameaçou banir a mineração do Bitcoin. Em outras palavras, conforme não conseguem banir as criptomoedas diretamente, estão atacando pelas beiradas.
Além da “proteção ao cidadão americano”, outro motivo deste posicionamento pode estar ligado a criação do dólar digital. Afinal, os EUA não querem ter uma competição monetária que poderia enfraquecer sua moeda.
Por fim, a própria indústria de criptomoedas continua tropeçando em seus próprios pés. No entanto, conforme diversas corretoras já cortaram laços com o Silvergate, isso mostra que nenhuma quer ser derrubada por um novo efeito dominó.