A Jacobi Asset Management listou o primeiro ETF de Bitcoin à vista da Europa na Euronext Amsterdam. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (15), mostrando que o bloco europeu largou na frente dos EUA.
O Jacobi FT Wilshire Bitcoin ETF representa o primeiro fundo de ativos digitais compatível com o Artigo 8 do SFDR por meio de sua estratégia de descarbonização.
A Jacobi implementou uma solução de Certificado de Energia Renovável (REC) verificável que permite aos investidores institucionais acessar os benefícios do Bitcoin e, ao mesmo tempo, atender às metas ESG.
O ETF, regulamentado pela Comissão de Serviços Financeiros de Guernsey, a GFSC, é negociado sob o código BCOIN. A ilha de Guernsey fica próxima da costa francesa e é um microestado europeu.
Os serviços de custódia são fornecidos pela Fidelity Digital AssetsSM, com Flow Traders operando como criadores de mercado e Jane Street e DRW como participantes autorizados.
O benchmark do fundo, o FT Wilshire Bitcoin Blended Price Index, é fornecido pela Wilshire Indexes com a solução REC criada em colaboração com a plataforma de ativos digitais Zumo.
Primeiro ETF de Bitcoin à vista na Europa segue regras de ESG
O Jacobi FT Wilshire Bitcoin ETF oferece uma solução de ativos digitais alinhada ao ESG, onde compradores de ETF ambientalmente conscientes podem considerar o Bitcoin em seu portfólio de investimentos, bem como auditar independentemente as reivindicações ambientais.
A solução de Jacobi difere dos produtos de compensação de carbono ao quantificar o consumo de eletricidade atribuível ao Bitcoin no ETF e comprar RECs equivalentes, o instrumento padronizado para aquisição de energia limpa.
Isso fornece prova digital de RECs, gravada de forma transparente em um blockchain, disse a empresa em nota.
Em nota a imprensa, o CEO da Jacobi Asset Management, Martin Bednall, disse ser emocionante a Europa largar na frente dos EUA em um ETF a vista de Bitcoin no mercado.
“É emocionante ver a Europa avançando à frente dos EUA ao abrir o investimento em Bitcoin para investidores institucionais que desejam acesso seguro aos benefícios de ativos digitais usando estruturas familiares e regulamentadas como nosso ETF. Ao contrário de outros produtos no mercado europeu que são instrumentos de dívida, nosso fundo possui o ativo subjacente diretamente. A Jacobi tem orgulho de ser apoiada por parceiros Tier1 na vanguarda dessa evolução do mercado de ativos digitais, ao mesmo tempo em que é pioneira em uma solução inovadora e ambientalmente correta para investidores europeus.”
Decisão da SEC nos EUA adiada
Na última segunda-feira (14), a SEC adiou uma decisão sobre aprovar ou não o ETF de bitcoin proposto pela gigante BlackRock.
Com isso, a Europa ganha atenção no mercado global e se mostra disposta a largar na frente para captar investidores profissionais interessados em um produto regulamentado de bitcoin.