Para Max Keiser, um dos mais antigos investidores de Bitcoin do mundo, o presidente argentino Javier Milei cometeu seu “primeiro grande erro” na política. A crítica está relacionada a nova obrigação de registros para corretoras de criptomoedas na Argentina.
Segundo Keiser, Milei não estudou o Bitcoin e agora pagará por esse erro.
Em novembro de 2023, logo após Milei vencer a corrida presidencial em seu país, Keiser propôs levar a “equipe de El Salvador” para se encontrar com o novo presidente argentino. Ao que tudo indica, esse encontro nunca aconteceu.
Comissão de Valores Mobiliários da Argentina apresenta novas leis para corretoras de criptomoedas
Em nota compartilhada na semana passada, a Comissão de Valores Mobiliários da Argentina apresentou um novo conjunto de leis para identificar pessoas físicas e jurídicas que prestam serviços relacionados a criptomoedas no país.
O texto cita que a regulamentação atende as recomendações do GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional).
“Trabalhamos contra o relógio para avançar no cumprimento da Lei n.º 25.246 que reforma o Sistema Regulador Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e hoje apresentamos hoje a criação do registro PSAV antes do final da visita do GAFI ao país, considerando sua recomendação sobre o tema”, declarou Roberto E. Silva, presidente da CVM da Argentina.
As mudanças chamam atenção por Javier Milei, novo presidente da Argentina, ser conhecido como um anarcocapitalista a favor do livre mercado.
Durante sua campanha, Milei prometeu cortar diversos cargos políticos no país a fim de reduzir o tamanho do Estado. Devido aos discursos, alguns entusiastas até mesmo acreditaram que a Argentina seguiria os passos de El Salvador na adoção do Bitcoin como moeda legal, mas isso está cada vez mais longe.
Veterano do Bitcoin critica Javier Milei
Em um curto texto publicado no Twitter nesta segunda-feira (1), Max Keiser foi uma das grandes vozes que logo se pronunciou sobre o tema. Embora tenha oferecido ajuda para espalhar o Bitcoin na Argentina, agora o veterano mostra sua insatisfação sobre o governo de Milei.
“Javier Milei comete seu primeiro grande erro. Ele nunca se deu ao trabalho de entender o Bitcoin, agora sofrerá as consequências.”
Javier Milei makes his first major mistake.
He never took the time to understand #Bitcoin, now he’ll suffer the consequences. https://t.co/P2arqfxrE2
— Max Keiser (@maxkeiser) April 1, 2024
Antes de ser eleito presidente, Milei chegou a ser acusado de promover uma pirâmide financeira de criptomoedas na Argentina. O caso aconteceu em 2021 e, até o momento, não teve nenhum desfecho.
Voltando a Keiser, o investidor acredita que o Bitcoin chegará a US$ 100.000 em breve. Atualmente ele vive em El Salvador, servindo de conselheiro ao presidente Nayib Bukele.