Fabio Panetta, presidente do Banco Central da Itália, voltou a criticar o Bitcoin nesta terça-feira (9) ao afirmar o único objetivo de seus investidores é vender a criptomoeda por um preço mais alto no futuro.
Afirmando que o Bitcoin não é usado como meio de pagamento, reserva de valor e unidade de conta, Panetta então declarou que o BTC não é uma moeda, mas sim uma “aposta”. Indo além, também disse que seu valor não está ligado a fundamentos econômicos.
Em janeiro desse ano, Panetta afirmou que as criptomoedas deveriam ser tratadas como jogos de azar. Portanto, fica claro que o executivo não mudou de opinião sobre tais ativos mesmo após a chegada dos ETFs nos EUA.
Fabio Panetta volta a criticar o Bitcoin
Falando sobre a MiCA, maior conjunto regulatório sobre as criptomoedas na Europa, Fabio Panetta aproveitou a oportunidade para novamente criticar essa classe de ativos. As falas do presidente do Banco Central da Itália foram ditas em Roma, durante conferência que reuniu diversos banqueiros nesta terça-feira (9).
“Quem as detém tem como principal objetivo revendê-las a preços mais altos e, em alguns casos, evitar normas fiscais, leis anti-lavagem de dinheiro e o combate ao financiamento do terrorismo”, declarou Panetta.
“Em geral, essas criptomoedas sem garantia representam uma aposta, um contrato especulativo de alto risco, cujo valor não está vinculado a fundamentos econômicos.”
Continuando seu ataque, Panetta afirmou que esses são os motivos de tanta volatilidade nesse mercado. Além do Bitcoin, outra criptomoeda citada abertamente pelo executivo foi o Ethereum.
Em relação à MiCA, ele destacou que o conjunto regulatório visa frear a adoção das criptomoedas na Europa.
“A quantidade de criptomoedas detidas por investidores institucionais, ou investidores potencialmente inconscientes dos riscos em que incorrem, ainda é contida, mas não desprezível, podendo aumentar no futuro, como aconteceu durante os anos da pandemia, especialmente em países emergentes”, continuou Panetta.
Finalizando, também notou que outras criptomoedas, como stablecoins, se encaixam em outra categoria, já que seus valores são atrelados a moedas de governos. De qualquer forma, destacou que o mercado precisa mitigar alguns riscos.
Banco Central da Europa deve continuar realizando cortes nos juros
Conforme Fabio Panetta também é membro do Banco Central da Europa, o executivo também falou sobre a política monetária do Euro. No mês passado, o BC europeu realizou o primeiro corte nos juros desde 2019, mas a tendência deve continuar, segundo ele.
“Em uma fase sensível como a atual, é desejável que a dinâmica de redução das taxas de juros registre em breve uma aceleração”, disse Panetta, destacando que economias, como da Itália, precisam respirar.
Mesmo que Panetta não acredite que o Bitcoin esteja relacionado com a economia mundial, tais cortes nas taxas de juros podem ajudar o preço da criptomoeda a subir. Isso porque haverá mais dinheiro no mercado, pronto para ser injetado em diversos tipos de investimentos, incluindo criptomoedas.