Mineradores estão alugando imóveis para minerar criptomoedas sem pagar pela energia. Em um dos casos, a dona do imóvel precisou colocar uma regra de que a mineração de criptomoedas é ilegal na residência.
Isso aconteceu após um hóspede instalar 10 rigs de mineração em sua casa, fazendo a conta de energia ficar em US$ 1.500 (R$ 8.400) naquele mês.
“Era mais barato para eles alugar uma casa para pagar a eletricidade”, comentou a vítima, que conseguiu reaver a quantia após uma briga com o Airbnb.
Nos comentários, uma seguidora comenta que seu vizinho também alugava sua casa pelo Airbnb, até que um dia um inquilino apareceu com uma camionete com um tanque de água enorme, deixando uma conta de água enorme após tê-lo preenchido.
Ou seja, não é uma situação que só acontece no mundo das criptomoedas.
Hackers estão “pulando de Airbnb para Airbnb” para evitar sequestros
Outro caso envolvendo criptomoedas e o Airbnb está ligado à hackers que estão mudando de casa a todo momento para evitar sequestros, roubos e outros crimes contra eles. Segundo matéria da 404media, primeira a noticiar o caso, a prática é conhecida como “Airbnb hopping”.
Em bom português, os hackers alugam um imóvel no Airbnb, ficam curtos períodos, e então alugam outro. Tudo isso para que seus paradeiros não sejam descobertos.
Conforme o uso de suas identidades verdadeiras poderia expor suas localizações, alguns deles estão comprando contas do Airbnb com reviews positivas.
Em uma das mensagens vistas pela 404media, outro criminoso ameça um hacker. “Continue mudando de Airbnb antes que eu te encontre”, disse um deles.
Airbnb responde às matérias
Voltando aos hackers que estão usando o Airbnb para fugir de outros criminosos que tentam roubar suas criptomoedas, a empresa afirmou que conta com um sistema de verificação de identidade, tanto para anfitriões quanto para hóspedes.
“Qualquer pessoa que viole nossas políticas, inclusive tentando usar documentos de identidade fraudulentos, pode ser removida da plataforma.”
“Embora nenhum processo de identificação seja infalível, a verificação de identidade é uma etapa importante para ajudar os usuários a se sentirem confiantes de que os hóspedes e anfitriões no Airbnb são genuínos”, disse o Airbnb à 404media.
Por fim, a situação também mostra que a vida de hackers não é nada fácil. Embora possam ter roubado um bom dinheiro, a ponto de se aposentarem, eles podem ser perseguidos tanto pela polícia quanto por seus rivais.