Um investidor de Ethereum do Nubank alegou que perdeu tudo que tinha separado para seu presente de casamento ao tentar realizar um depósito de moedas no banco digital.
De acordo com o cliente, ele utiliza os serviços da marca há muitos anos e sempre gostou da inovação do banco. “Sou cliente do Nubank há muitos anos e sempre confiei na marca pela sua inovação e transparência. No entanto, recentemente enfrentei um problema que me deixou profundamente chateado e desapontado“, disse em sua reclamação.
Conforme o relato, o saque partiu da Binance, onde ele tinha o equivalente a R$ 1.500,00. O destino do depósito seria o Nubank, mas os ethers nunca chegaram em sua conta no banco digital.
Investidor erra rede ao sacar Ethereum da Binance para o Nubank e perde tudo
Em seu depoimento através de uma página do Reclame Aqui, o cliente do Nubank alegou que ao pedir um endereço para depósito, o banco digital forneceu uma chave pública. Como ele não reparou que a rede utilizada era uma diferente da onde estavam seus fundos, ele perdeu para sempre suas criptomoedas.
“Ao realizar uma transferência de criptomoeda (ETH) pelo aplicativo, utilizei o endereço fornecido pelo Nubank. Contudo, acabei utilizando uma rede não suportada, o que resultou na perda definitiva dos meus ativos. A informação sobre as redes suportadas está disponível no aplicativo, mas de forma não suficientemente clara, exigindo rolagem da tela para visualização completa.”
O investidor de Juiz de Fora (MG) ainda declarou que tem o direito de receber informações claras, conforme descrito no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além disso, ele planejava utilizar o montante para as comemorações de casamento, mas agora tem um transtorno pessoal para lidar.
“O que torna essa situação ainda mais frustrante é que esse dinheiro seria utilizado para comemorar meu aniversário de casamento. Estava planejando algo especial para essa data importante, e a perda desses recursos, valor próximo dos R$1500,00 me causou um grande transtorno pessoal“, lamentou o investidor.
No atendimento do Nubank, ele ainda tentou ajuda, mas o suporte disse que os termos e condições de uso são claros quanto ao caso.
Ele chegou a procurar a Binance para lhe ajudar na recuperação, mas a corretora lembrou que uma vez que a transação é confirmada na blockchain, não é possível fazer estorno.
“Entrei em contato com a Binance, corretora de origem da transação, e fui informado de que, após a confirmação na blockchain, eles não têm mais acesso aos fundos e que a única possibilidade de recuperação seria através de suporte do Nubank“, complementou.
Ele pediu, por fim, que o Nubank avalie o caso para que futuros clientes não tenham o mesmo problema, pedindo até a criação de um alerta sobre qual a rede suportada.
O que disse o Nubank?
Em resposta ao cliente nesta quinta-feira (8), o suporte do Reclame Aqui do Nubank declarou que já apurou a situação do cliente. De acordo com os responsáveis, o cliente recebeu informações claras que deveria depositar apenas ETH pela rede Ethereum.
Assim, qualquer problema ocorrido na rede, não cabe ao suporte do banco realizar intervenções.
“Analisamos sua movimentação e transação, e identificamos uma divergência entre a rede utilizada para envio da criptomoeda nesta operação. Conforme informamos no aplicativo, na tela de movimento, o endereço que você utilizou deve ser usado exclusivamente para receber ETH por meio da rede Ethereum. Onde sugerimos sempre verificar a lista de compatibilidade disponível em tempo real na tela de acesso ao endereço de depósito antes de enviar criptomoedas para o endereço disponibilizado a você.
Na experiência de depósitos no aplicativo, explicamos que qualquer tentativa de transferência de criptomoedas em redes não suportadas resultará na perda definitiva dos ativos, o que ocorreu nesta transação. Salientamos que ao gerar o código para recebimento de moeda, é exposta a mensagem: Esse endereço é válido para receber ETH especificamente pela rede Ethereum. Caso você use esse endereço para transferência de alguma cripto ou rede não suportada, as moedas podem ser perdidas de forma definitiva.
E como declarado, foi usada uma rede diferente da indicada, o que ocasionou a perda irreversível, como previamente comunicado no app. Para evitar quaisquer perdas futuras, é importante revisar as especificações de envio e das compatibilidades de rede pertinentes a cada transação de criptomoedas informadas por meio do aplicativo. Como as transações são realizadas por meio de informações criptografadas, não é possível realizar qualquer tipo de busca ou reversão da transação por parte da instituição Nubank.”
Cliente alega que ainda espera alguma ajuda, mas caso serve de alerta
Ainda nesta quinta, o cliente voltou a pedir ao banco uma solução justa ao seu problema, visto que acredita não ter a culpa exclusiva sobre o problema. “Aguardo uma solução justa e que demonstre o compromisso do Nubank com a transparência e o respeito aos seus clientes“, finalizou o cliente no Reclame Aqui.
A situação está com o status de “Em Réplica”, para a reclamação aberta na última segunda-feira (5), e cuja resposta veio nesta quinta após análise do Nubank.
De qualquer forma, o caso serve de alerta para todos que transacionam valores via blockchain, um ambiente em que “você é o seu próprio banco”. Ou seja, caso cometa um erro ao enviar valores de um endereço para outro, não há nenhum suporte que consiga ajudar, o que reforça a importância de prestar atenção em transferências.
Como recuperar fundos de moedas digitais enviadas para rede errada
Tecnicamente falando, o NuBank tem acesso aos fundos enviados para a rede errada e pode recuperar os fundos, já que as chaves privadas da carteira estão sob controle do banco digital, e não do usuário.
Caso uma pessoa envie Ethereum para uma rede errada, mas possui a chave privada da carteira, a recuperação dos fundos pode ser mais simples do que parece. Isso porque as redes que compartilham a mesma infraestrutura EVM (Ethereum Virtual Machine), como Ethereum, Binance Smart Chain (BSC) e Polygon, utilizam o mesmo formato de endereço.
Isso significa que, mesmo que um investidor tenha enviado os fundos para a rede errada, eles ainda estão associados ao mesmo endereço, apenas na rede incorreta.
Com a chave privada em mãos, é possível acessar os fundos facilmente. Basta se conectar à rede correta usando uma carteira compatível, como a MetaMask ou TrustWallet.
Ao importar a chave privada e selecionar a rede onde os fundos foram enviados, é possível visualizar o saldo e transferir os fundos para a rede original ou para outra rede.
O problema aqui é que apenas o Nubank possui a chave privada da carteira e, portanto, apenas o banco digital pode realizar tal ação.