Uma representante de investigações da Tether, maior empresa do mercado de criptomoedas do mundo e dona da USDT, virá ao Brasil apresentar o tema de stablecoins para várias autoridades. O evento ocorrerá em Brasília (DF) entre os dias 4 e 5 de setembro de 2025, na sede do Conselho Nacional de Ministérios Públicos (CNMP).
A apresentação conta com a presença da investigadora Blockchain e Elo com Autoridades Policiais da Tether, Deborah Di Lullo. Ela deverá se apresentar no segundo dia com o debatedor, o promotor de Justiça do MPDFT e membro auxiliar da Presidência do CNMP, Leonardo Otreira.
A atividade envolvendo a Tether terá um foco na análise de riscos em operações envolvendo stablecoins.
Vale destaque que, conforme dados do Mercado Cripto do Livecoins, o volume de negociações de stablecoins no Brasil supera do Bitcoin nesta terça-feira (26).

Evento gratuito para agentes do Ministério Público brasileiro com presença de investigadora da Tether terá uma transmissão gratuita no YouTube
O evento concentrado em apresentar conceitos de stablecoins para autoridades do Brasil, inclusive com apoio da investigadora blockchain da Tether, já está com as inscrições abertas. Para isso, membros e servidores do Ministério Público já podem acessar o link oficial de eventos do CNMP para se inscrever.
“O seminário “O crime na era digital e um olhar às Stablecoins” reunirá especialistas para discutir novas tipologias de ilícitos, prevenção e análise de riscos em operações digitais“, diz a chamada do evento apurado pela reportagem.
Conforme publicado pelo órgão responsável pelo evento, vários palestrantes já confirmaram sua presença.
Entre eles, procuradores de justiça dos MPs, membros-auxiliares do CNMP, especialistas em segurança institucional e cibersegurança, Banco do Brasil, Receita Federal, Banco Central, Tether e Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto).
A realização se dará pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público
(UNCMP), Digital Currencies Governance Group (DCGG) e Presidência do CNMP. Confira a programação completa aqui.
Vale lembrar que o novo evento promissor terá uma transmissão ao vivo para inscritos, que poderá ser acompanhada por interessados no debate de várias empresas que possuam interesse na temática.
Evento deve abrir espaço para o debate sobre o uso das criptomoedas por criminosos
Apesar de o evento ter um foco maior em stablecoins, os participantes devem conhecer também o meio em que os criminosos passaram a utilizar criptomoedas de forma geral. Um painel com auditor da receita deverá explicar melhor o assunto.
“O objetivo do encontro é promover a interlocução entre instituições impactadas pelas fraudes digitais e, ao mesmo tempo, capacitar agentes de diferentes áreas para prevenir, investigar e acusar práticas ilícitas envolvendo criptoativos, em especial as stablecoins“, diz a chamada do CNMP.
